Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PaolaMarielMonasteriodelaMenza.pdf533,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar
Autor(es): Monasterio de la Menza, Paola Mariel
Orientador(es): Avila, Nadja Ramos de
Assunto: Depressão
Inteligência emocional
Socialização
Emoções nos adolescentes
Marginalidade social
Inclusão escolar
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 18-Nov-2011
Referência: MONASTERIO DE LA MENZA, Paola Mariel. A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho pretende abordar a inclusão de alunos com sintomas depressivos e suas questões histórico-culturais no contexto escolar. O objetivo é analisar a subjetividade social do sujeito adolescente e confrontá-lo com a subjetividade individual destacando os sintomas depressivos como resultado deste conflito. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski aborda as relações entre a linguagem e o sujeito adolescente e a teoria da subjetividade de Fernando Gonzalez Rey diz a respeito do sentido subjetivo que o sujeito adolescente constrói do contexto social. Os resultados alcançados com a coleta de dados permite inferir uma significativa porcentagem de adolescentes em conflito na elaboração das suas posições pessoais subjetivas e uma configuração subjetiva de instabilidade sócio-familiar que o torna emocionalmente instável. Este trabalho permitiu compreender a construção das subjetividades sociais na adolescência inserido no contexto exclusão social, assim como também para tomar consciência da importância de formar em e para a inteligência emocional; procurando maior alteridade na comunidade escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons