Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrendaAissaMartinsHenriques_tcc.pdf566,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O redimensionamento da atuação da defensoria pública : a tutela de direitos humanos no âmbito da Defensoria Pública do DF
Autor(es): Henrique, Brenda Aíssa Martins
Orientador(es): Oliveira, Vallisney de Souza
Assunto: Acesso à justiça
Vulnerabilidade social
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Mar-2019
Referência: HENRIQUE, Brenda Aíssa Martins. O redimensionamento da atuação da defensoria pública : a tutela de direitos humanos no âmbito da Defensoria Pública do DF. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Defensoria Pública foi originariamente pensada para promover a assistência jurídica integral e gratuita aos mais necessitados, e passou por diversas ressignificações de atuação desde o momento de sua consolidação na Carta de 88. A autonomia financeira e administrativa alcançada paulatinamente lhe permitiu expandir nas áreas de proteção dos direitos e interesses dos mais vulneráveis garantindo a esse público a efetividade dos imperativos de acesso à justiça. O redimensionamento do paradigma institucional foi marcado pela promulgação da Lei Complementar n. 132/2009, que além de ratificar a sua legitimidade ativa no manejo de medidas de tutela coletiva de direitos, inovou também ao prever a promoção e difusão dos direitos humanos em todas as esferas da sociedade. A vanguarda de seu novo objetivo institucional propiciou a atuação da Defensoria Pública em áreas estratégicas de prevenção e conscientização acerca de direitos fundamentais para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social, buscando a emancipação desses grupos em face dos grilhões da exclusão e injustiças sociais, sendo que a definição de hipossuficiência também sofreu mudanças a fim de abranger novas formas e circunstâncias de vulnerabilidade. Nesse espirito engajador, a Defensoria Pública do Distrito Federal implementou, em 2017, a política de proteção e promoção de direitos humanos e instituiu os Núcleos de atendimento especializado de Direitos Humanos a fim de conferir a efetividade necessária à tutela de direitos fundamentais da população vulnerável e impulsionar seu empoderamento social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21607
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons