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Título: Violências nas escolas : reflexos e enfrentamento do cyberbullying no cotidiano das instituições de ensino fundamental e médio
Autor(es): Vieira, Ailton Melo
Orientador(es): Oliveira, Frank Ned Santa Cruz de
Assunto: Violência na escola
Assédio moral
Data de publicação: 8-Mar-2019
Referência: VIEIRA, Ailton Melo. Violências nas escolas: reflexos e enfrentamento do cyberbullying no cotidiano das instituições de ensino fundamental e médio. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de identificar como o fenômeno do Cyberbullying tem afetado o cotidiano de escolas de ensino fundamental e médio, assim como quais as medidas de enfrentamento podem ser adotadas para diminuir as ocorrências dessa vertente de intimidação sistemática. Para cumprir o objetivo proposto, realizou-se revisão bibliográfica sobre o tema, assim como foram analisados os resultados de pesquisas concernentes ao fenômeno envolvendo o público escolar. Obteve-se como resultado que o assédio on-line tem sido causa de adoecimento e prejuízo no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, assim como tem afetado a saúde de educadores. Observou-se que deve haver a qualificação de educadores e profissionais que atuam na área para ações educacionais de caráter comunitário-preventivo, assim como o envolvimento de pais e responsáveis na prevenção da nova vertente de violência que afeta o ambiente escolar.
Abstract: This research aims to identify how the phenomenon of Cyberbullying has affected the daily life of primary and secondary schools, as well as what measures can be taken to reduce the occurrences of this systematic intimidation. In order to fulfill the proposed objective, a bibliographic review was carried out on the subject, as well as the results of research concerning the phenomenon involving the school public were analyzed. It has been found that online harassment has been a cause of illness and injury in the process of teaching and learning of students, as well as has affected the health of educators. It was observed that there should be qualification of educators and professionals who work in the area for educational actions of a community-preventive nature, as well as the involvement of parents and guardians in the prevention of the new dimension of violence that affects the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
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