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dc.contributor.advisorCavalcanti, Maria Mônica Pinheiro-
dc.contributor.authorLima, Delma Gomes-
dc.identifier.citationLIMA, Delma Gomes. O desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia–GO. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA presente monografia objetivou analisar o desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia-GO. O trabalho pretendeu contribuir para compreensão do processo de inclusão de estudantes com deficiência auditiva, matriculados no sistema regular de ensino, favorecendo a compreensão de fatores que tem prejudicado o desempenho escolar destes alunos. A monografia faz uma breve abordagem da concepção da surdez ao longo da história, enfoca a relevância da formação do professor na educação de alunos com deficiência auditiva, discute a perspectiva educacional inclusiva. Participaram do estudo três professores, três estudantes com deficiência auditiva do ensino fundamental de três diferentes escolas regulares de Alexânia-GO e suas respectivas mães. Os instrumentos utilizados para construção dos dados foram questionários e observações em sala de aula e momentos de recreio dos alunos. Como resultados, a pesquisa aponta que o processo escolar dos estudantes com deficiência auditiva não está sendo efetivo nem eficaz. Os estudantes surdos, foco deste estudo, foram inseridos em escolas regulares as quais não apresentaram condições para o efetivo processo de aprendizagem e de inclusão escolar, por ausência de recursos, de formação específica dos professores no âmbito da educação inclusiva, bem como de atendimento educacional especializado ao estudante surdo. Portanto, o presente estudo constatou que os estudantes surdos investigados foram inseridos na sala de aula comum, porém têm sido excluídos da possibilidade de aprender e ser feliz dentro do espaço escolar. Enfim, verificou-se uma necessidade emergente de organização do espaço escolar com vistas ao pleno acolhimento das diferenças e promoção da inclusão educacional e social de todos os estudantes de forma a garantir que o propósito da educação de qualidade se efetive de fato e de direito.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.subject.keywordDesempenho escolaren
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleO desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia – GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-18T11:09:00Z-
dc.date.available2011-11-18T11:09:00Z-
dc.date.issued2011-11-18T11:09:00Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2158-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2158pt_BR
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