Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DelmaGomesLima.pdf656,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia – GO
Autor(es): Lima, Delma Gomes
Orientador(es): Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
Assunto: Surdos - educação
Desempenho escolar
Professores de educação especial - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 18-Nov-2011
Referência: LIMA, Delma Gomes. O desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia–GO. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: A presente monografia objetivou analisar o desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia-GO. O trabalho pretendeu contribuir para compreensão do processo de inclusão de estudantes com deficiência auditiva, matriculados no sistema regular de ensino, favorecendo a compreensão de fatores que tem prejudicado o desempenho escolar destes alunos. A monografia faz uma breve abordagem da concepção da surdez ao longo da história, enfoca a relevância da formação do professor na educação de alunos com deficiência auditiva, discute a perspectiva educacional inclusiva. Participaram do estudo três professores, três estudantes com deficiência auditiva do ensino fundamental de três diferentes escolas regulares de Alexânia-GO e suas respectivas mães. Os instrumentos utilizados para construção dos dados foram questionários e observações em sala de aula e momentos de recreio dos alunos. Como resultados, a pesquisa aponta que o processo escolar dos estudantes com deficiência auditiva não está sendo efetivo nem eficaz. Os estudantes surdos, foco deste estudo, foram inseridos em escolas regulares as quais não apresentaram condições para o efetivo processo de aprendizagem e de inclusão escolar, por ausência de recursos, de formação específica dos professores no âmbito da educação inclusiva, bem como de atendimento educacional especializado ao estudante surdo. Portanto, o presente estudo constatou que os estudantes surdos investigados foram inseridos na sala de aula comum, porém têm sido excluídos da possibilidade de aprender e ser feliz dentro do espaço escolar. Enfim, verificou-se uma necessidade emergente de organização do espaço escolar com vistas ao pleno acolhimento das diferenças e promoção da inclusão educacional e social de todos os estudantes de forma a garantir que o propósito da educação de qualidade se efetive de fato e de direito.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2158
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons