Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariluciaBorgesMaciel.pdf482,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sala de recursos multifuncional
Autor(es): Maciel, Marilucia Borges
Orientador(es): Orrú, Sílvia Ester
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 18-Nov-2011
Referência: MACIEL, Marilucia Borges. Sala de recursos multifuncional. 2011. 60 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: A inclusão escolar tornou-se um movimento que abrange todas as esferas políticas, refletindo em ações no contexto cultura e social. Surge como novo parâmetro para educação das pessoas com necessidades especiais com objetivos voltados para socialização e aprendizagem. Nesse âmbito se insere a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), espaço este que vem propor melhores condições para práticas educacionais, no ensino regular, para os alunos com necessidades educacionais especiais. Em virtude das questões que norteiam o assunto da pesquisa, procurou-se desenvolver a proposta com objetivo de apresentar a SRM como instrumento para o diagnóstico e atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino. Inicialmente, foi exposta a trajetória histórica sobre a educação especial para inclusão, seguindo com as questões legais que permeiam o assunto e a educação como direito de todos. Baseando-se nas teorias de Vigotsky, discutiu-se o processo de ensino-aprendizagem. Tendo a pesquisa qualitativa quanto norteadora, utilizou-se um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha como estratégia metodológica para o desenvolvimento da pesquisa de campo, foram encontrados resultados que confirmam a realidade da educação especial no geral. Ficou constatado, por exemplo, que os professores apresentam receios frente às particularidades dos alunos, uma vez que não dispõem de capacitação e cursos especializados, bem como um espaço adequado para tal prática. Dessa forma, percebeu-se através dos depoimentos constados no questionário, a necessidade desses profissionais em especializar-se e usufruir da Sala de Recursos Multifuncionais de forma estimuladora e condizente às práticas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.