Título: | Audiobooks com navegação por marcações de conteúdo como ferramenta de apoio didático para não-videntes |
Autor(es): | Fernandes, Bryan de Holanda |
Orientador(es): | Aguiar, Carla Silva Rocha |
Assunto: | Deficientes visuais Recursos audiovisuais |
Data de apresentação: | 14-Dez-2016 |
Data de publicação: | 27-Fev-2019 |
Referência: | FERNANDES, Bryan de Holanda. Audiobooks com navegação por marcações de conteúdo como ferramenta de apoio didático para não-videntes. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O audiobook é um recurso informacional, seja ele no campo científico, social, educacional
e político, que tem promovido a inclusão social de pessoas no acesso a informação
e ao conhecimento. Através de meios eletrônicos, eles também tem contribuído com a
sociedade proporcionando maior acessibilidade, agilidade na busca da informação, compartilhamento,
dentre outros fatores. Os deficientes visuais tem tido uma participação
cada vez maior junto às novas tecnologias da informação, visto que, pessoas que possuem
a limitação visual, o acesso a informação acaba sendo restrito. O audiobook, como um
recurso informacional gerado pelas novas tecnologias, pode contribuir para o aprimoramento
educacional e desenvolvimento crítico através da leitura às pessoas com deficiência
visual. Este recurso pode também ser utilizado por pessoas que não possuem deficiência
visual, no que tange a cooperação com a formação e regate de leitores como também na
utilização para instrução e aprendizado de uma segunda língua e suporte a alfabetização.
Para melhor utilização e tornar acessível para um número maior de pessoas, um novo
formato foi especificado oferecendo suporte a navegação do conteúdo do audiobook. O
formato faz uso da compressão de dados por considerar o compartilhamento e um player
que dê suporte ao novo formato também foi desenvolvido. |
Abstract: | The audiobook is an informational resource, be it in scientific, social, educational and
political, that has promoted social inclusion of people in accessing information and knowledge.
Through electronic means, they have also contributed to society by providing greater
accessibility, agility in search of information, sharing, among other factors. The visually
impaired has had an increasing participation with ace new information technologies, since
people who have a visual impairment, access to information ends up being restricted. The
audiobook as an informational resource created by modern technology can contribute to
educational improvement and critical development by reading to non-seers. This feature
can also be used by people who are blind, when it comes to cooperation with the training
and regattas players as well as the use for instruction and learning a second language
and literacy support. To better use and make it accessible to a larger number of people,
a new format was specified oferendo support the navigation of audiobook content. The
format makes use of data compression considering sharing and player that supports the
new format has also been developed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|