Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21511
Título: | Estudo sobre o canto nas escolas num contexto de mídia social (Youtube) |
Autor(es): | Neres, Jorge Bruno de Carvalho |
Orientador(es): | Queiroz, Alexei Alves de |
Assunto: | Música na educação Performance musical |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 22-Fev-2019 |
Referência: | NERES, Jorge Bruno de Carvalho. Estudo sobre o canto nas escolas num contexto de mídia social (Youtube). 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como foco um levantamento de vídeos disponibilizados via
YouTube em que alunos e professores cantam dentro do ambiente escolar. O
objetivo geral era saber como o canto é usado e praticado na amostragem de
vídeos. Os objetivos específicos foram: verificar a estrutura disponibilizada para a
apresentação; elaborar uma classificação para os vídeos em termos de finalidade de
uso do canto; avaliar a afinação de quem está cantando. Para este trabalho foram
selecionados 50 vídeos de performances executadas por discentes e/ou
professores. Foram feitos contatos com todos os sujeitos responsáveis pelos vídeos
publicados. Alguns responderam e se propuseram a participar da coleta de dados
que utilizou como instrumento a entrevista estruturada e um questionário fechado.
Foi utilizado o meio eletrônico (e-mail) que foi encaminhado aos mesmos. Após essa
etapa foi realizada a compilação dos dados coletados e a posteriori procedeu-se
com a elaboração da discussão e análise. O material selecionado nos ofereceu uma
pequena amostragem de como são desenvolvidos os trabalhos de canto, no ensino
regular em vários locais do Brasil. Foi verificada a predominância de vídeos
publicados por alunos; uma menor presença na rede de vídeos produzidos pelas
próprias escolas, especialmente da rede pública; e grande variação de qualidade
técnica na realização dos vídeos. |
Abstract: | This paper focused on a survey of videos in which students and teachers sing within
the school environment on YouTube. The overall goal was to know how singing is
used and practiced in video sampling. The goals were to know if: Is the structure
available for the student to present? How can videos be classified in terms of the
purpose of singing? How can videos be classified into the pitch level of who is
singing? It was intended to find and investigate videos of sung musical activities that
are being developed in the school environment, in regular education. For this paper
were selected 50 videos which consists on performances performed by the students
and teachers or only by the students. Contacts were made with all the people
responsible for the published videos. Some of them answered and proposed to
participate in the data collection that used as an instrument the structured interview
and a closed questionnaire. The electronic medium (e-mail) that was sent to them
was used. After this step, the collected data were compiled, and the discussion and
analysis were elaborated some posteriori. The selected material gave us a small
sample of how singing works are developed in regular teaching in various places in
Brazil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21511 |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons