Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JorgeBrunoDeCarvalhoNeres_tcc.pdf495,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Alexei Alves de-
dc.contributor.authorNeres, Jorge Bruno de Carvalho-
dc.identifier.citationNERES, Jorge Bruno de Carvalho. Estudo sobre o canto nas escolas num contexto de mídia social (Youtube). 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco um levantamento de vídeos disponibilizados via YouTube em que alunos e professores cantam dentro do ambiente escolar. O objetivo geral era saber como o canto é usado e praticado na amostragem de vídeos. Os objetivos específicos foram: verificar a estrutura disponibilizada para a apresentação; elaborar uma classificação para os vídeos em termos de finalidade de uso do canto; avaliar a afinação de quem está cantando. Para este trabalho foram selecionados 50 vídeos de performances executadas por discentes e/ou professores. Foram feitos contatos com todos os sujeitos responsáveis pelos vídeos publicados. Alguns responderam e se propuseram a participar da coleta de dados que utilizou como instrumento a entrevista estruturada e um questionário fechado. Foi utilizado o meio eletrônico (e-mail) que foi encaminhado aos mesmos. Após essa etapa foi realizada a compilação dos dados coletados e a posteriori procedeu-se com a elaboração da discussão e análise. O material selecionado nos ofereceu uma pequena amostragem de como são desenvolvidos os trabalhos de canto, no ensino regular em vários locais do Brasil. Foi verificada a predominância de vídeos publicados por alunos; uma menor presença na rede de vídeos produzidos pelas próprias escolas, especialmente da rede pública; e grande variação de qualidade técnica na realização dos vídeos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPerformance musicalpt_BR
dc.titleEstudo sobre o canto nas escolas num contexto de mídia social (Youtube)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T13:51:34Z-
dc.date.available2019-02-22T13:51:34Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21511-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper focused on a survey of videos in which students and teachers sing within the school environment on YouTube. The overall goal was to know how singing is used and practiced in video sampling. The goals were to know if: Is the structure available for the student to present? How can videos be classified in terms of the purpose of singing? How can videos be classified into the pitch level of who is singing? It was intended to find and investigate videos of sung musical activities that are being developed in the school environment, in regular education. For this paper were selected 50 videos which consists on performances performed by the students and teachers or only by the students. Contacts were made with all the people responsible for the published videos. Some of them answered and proposed to participate in the data collection that used as an instrument the structured interview and a closed questionnaire. The electronic medium (e-mail) that was sent to them was used. After this step, the collected data were compiled, and the discussion and analysis were elaborated some posteriori. The selected material gave us a small sample of how singing works are developed in regular teaching in various places in Brazil.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21511pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons