Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21509
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_GabrielBilharDaSilvaGoncalvesDeLima_tcc.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | A prática musical coletiva na formação do professor de música : o estado do conhecimento nas publicações em educação musical |
Autor(es): | Lima, Gabriel Bilhar da Silva Gonçalves de |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Prática musical |
Data de apresentação: | 28-Jun-2018 |
Data de publicação: | 22-Fev-2019 |
Referência: | LIMA, Gabriel Bilhar da Silva Gonçalves de. A prática musical coletiva na formação do professor de música: o estado do conhecimento nas publicações em educação musical. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A prática musical coletiva é uma atividade que se revela em diversas formas e espaços na formação do músico e do professor de música. Nela, podem estar presentes duas ou mais pessoas, quando se evoca o senso de coletividade. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo realizar e apresentar um estado do conhecimento sobre como a prática musical coletiva na formação do professor de música tem sido abordada na literatura em educação musical. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa, descritiva e se baseia em uma base documental, formada por 27 (vinte e sete) trabalhos acadêmicos, selecionados a partir de um levantamento bibliográfico em sites de pesquisa e bases de dados. Os trabalhos selecionados foram submetidos a uma análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados indicam que a prática musical coletiva na formação do professor de música ocorre em ambientes institucionais como a universidade; escolas de música profissionalizantes, escolas de ensino básico e ambientes informais. Dentre estes, a metade das práticas musicais coletivas envolviam atividades com orquestras, oficinas de percussão corporal e instrumentos variados. Foi possível observar que a prática musical coletiva relacionada à formação do professor de música não é abordada diretamente na maioria dos trabalhos, no entanto está presente em todos eles. Neste estado do conhecimento emergiram temáticas relacionadas com formação docente em música, prática docente, formação musical e práticas musicais. A pesquisa revelou que o professor de música traz consigo experiências, conhecimentos e habilidades que constituem a sua formação pessoal. Na docência em música, sua formação envolve também a mediação em processos formativos e educacionais em aulas coletivas com práticas musicais – coros, orquestras, bandas e pequenos grupos. Assim, nas práticas musicais coletivas o professor de música mobiliza conhecimentos e habilidades oriundos da sua experiência como músico e professor que são relevantes para seu desenvolvimento profissional. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
Aparece na Coleção: | Música |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons