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2018_GabrielBilharDaSilvaGoncalvesDeLima_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorLima, Gabriel Bilhar da Silva Gonçalves de-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriel Bilhar da Silva Gonçalves de. A prática musical coletiva na formação do professor de música: o estado do conhecimento nas publicações em educação musical. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA prática musical coletiva é uma atividade que se revela em diversas formas e espaços na formação do músico e do professor de música. Nela, podem estar presentes duas ou mais pessoas, quando se evoca o senso de coletividade. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo realizar e apresentar um estado do conhecimento sobre como a prática musical coletiva na formação do professor de música tem sido abordada na literatura em educação musical. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa, descritiva e se baseia em uma base documental, formada por 27 (vinte e sete) trabalhos acadêmicos, selecionados a partir de um levantamento bibliográfico em sites de pesquisa e bases de dados. Os trabalhos selecionados foram submetidos a uma análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados indicam que a prática musical coletiva na formação do professor de música ocorre em ambientes institucionais como a universidade; escolas de música profissionalizantes, escolas de ensino básico e ambientes informais. Dentre estes, a metade das práticas musicais coletivas envolviam atividades com orquestras, oficinas de percussão corporal e instrumentos variados. Foi possível observar que a prática musical coletiva relacionada à formação do professor de música não é abordada diretamente na maioria dos trabalhos, no entanto está presente em todos eles. Neste estado do conhecimento emergiram temáticas relacionadas com formação docente em música, prática docente, formação musical e práticas musicais. A pesquisa revelou que o professor de música traz consigo experiências, conhecimentos e habilidades que constituem a sua formação pessoal. Na docência em música, sua formação envolve também a mediação em processos formativos e educacionais em aulas coletivas com práticas musicais – coros, orquestras, bandas e pequenos grupos. Assim, nas práticas musicais coletivas o professor de música mobiliza conhecimentos e habilidades oriundos da sua experiência como músico e professor que são relevantes para seu desenvolvimento profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrática musicalpt_BR
dc.titleA prática musical coletiva na formação do professor de música : o estado do conhecimento nas publicações em educação musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T13:23:12Z-
dc.date.available2019-02-22T13:23:12Z-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21509-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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