Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21509
Título: | A prática musical coletiva na formação do professor de música : o estado do conhecimento nas publicações em educação musical |
Autor(es): | Lima, Gabriel Bilhar da Silva Gonçalves de |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Assunto: | Prática musical |
Data de apresentação: | 28-Jun-2018 |
Data de publicação: | 22-Fev-2019 |
Referência: | LIMA, Gabriel Bilhar da Silva Gonçalves de. A prática musical coletiva na formação do professor de música: o estado do conhecimento nas publicações em educação musical. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A prática musical coletiva é uma atividade que se revela em diversas formas e espaços na formação
do músico e do professor de música. Nela, podem estar presentes duas ou mais pessoas, quando se
evoca o senso de coletividade. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo realizar e
apresentar um estado do conhecimento sobre como a prática musical coletiva na formação do
professor de música tem sido abordada na literatura em educação musical. A pesquisa é de caráter
quali-quantitativa, descritiva e se baseia em uma base documental, formada por 27 (vinte e sete)
trabalhos acadêmicos, selecionados a partir de um levantamento bibliográfico em sites de pesquisa e
bases de dados. Os trabalhos selecionados foram submetidos a uma análise de conteúdo segundo
Bardin. Os resultados indicam que a prática musical coletiva na formação do professor de música
ocorre em ambientes institucionais como a universidade; escolas de música profissionalizantes,
escolas de ensino básico e ambientes informais. Dentre estes, a metade das práticas musicais
coletivas envolviam atividades com orquestras, oficinas de percussão corporal e instrumentos
variados. Foi possível observar que a prática musical coletiva relacionada à formação do professor
de música não é abordada diretamente na maioria dos trabalhos, no entanto está presente em todos
eles. Neste estado do conhecimento emergiram temáticas relacionadas com formação docente em
música, prática docente, formação musical e práticas musicais. A pesquisa revelou que o professor
de música traz consigo experiências, conhecimentos e habilidades que constituem a sua formação
pessoal. Na docência em música, sua formação envolve também a mediação em processos
formativos e educacionais em aulas coletivas com práticas musicais – coros, orquestras, bandas e
pequenos grupos. Assim, nas práticas musicais coletivas o professor de música mobiliza
conhecimentos e habilidades oriundos da sua experiência como músico e professor que são
relevantes para seu desenvolvimento profissional. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons