Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21508
Título: | Um olhar sobre a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual na Escola Parque Anísio Teixeira de ceilândia |
Autor(es): | Macedo, Ester Elke da Costa |
Orientador(es): | Recôva, Simone Lacorte |
Assunto: | Música na educação Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 28-Jun-2018 |
Data de publicação: | 22-Fev-2019 |
Referência: | MACEDO, Ester Elke da Costa. Um olhar sobre a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou conhecer a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual (DI), sob o olhar de três professores na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. Inicialmente, procurei conhecer a relaçãode ensino e aprendizagem de uma aluna com Deficiência Intelectual recorrendo a percepção dos professores de música (teclado e violão) da escola que vivenciaram uma aprendizagem musical com a aluna com DI, além de observá-la em aulas de teclado na turma inclusiva. Ampliei a visão inicial a partir da percepção e experiência de uma professora fora de sala de aula (Sala de leitura), que proporcionou um olhar diferenciado e auxíliopara a compreensão de algumas atitudes sobre a referida aluna. Para a realização desta pesquisa foi aplicada a abordagem qualitativa, que buscou por meio de entrevistas semiestruturadas e observações investigar um caso específico sobre inclusão em um contexto escolar. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com dois professores formados em música e uma professora formada em pedagogia e especialização em psicopedagogia educacional e clínica. Os resultados exibiram que a aluna com DI tem conquistas em sua aprendizagem musical, como a imitação e facilidade em ler partitura musical, assim também como têm uma desenvoltura para seus interesses pessoais (jogos, séries, filmes, música). Através das observações e entrevistas realizadas emergiram alguns obstáculos que a aluna enfrenta, dos quais destaco: as dificuldades de memorização, concentração em sala de aula e a dificuldade de relacionamento com a docente de teclado. A partir dos resultados foi possível perceber que os docentes têm pouca formação inicial e continuada para a inclusão das pessoas com deficiência em aulas de música, dentre as causas relatadas destaca-se a falta de tempo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons