Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21508
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EsterElkeDaCostaMacedo_tcc.pdf634,66 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRecôva, Simone Lacorte-
dc.contributor.authorMacedo, Ester Elke da Costa-
dc.identifier.citationMACEDO, Ester Elke da Costa. Um olhar sobre a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou conhecer a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual (DI), sob o olhar de três professores na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. Inicialmente, procurei conhecer a relaçãode ensino e aprendizagem de uma aluna com Deficiência Intelectual recorrendo a percepção dos professores de música (teclado e violão) da escola que vivenciaram uma aprendizagem musical com a aluna com DI, além de observá-la em aulas de teclado na turma inclusiva. Ampliei a visão inicial a partir da percepção e experiência de uma professora fora de sala de aula (Sala de leitura), que proporcionou um olhar diferenciado e auxíliopara a compreensão de algumas atitudes sobre a referida aluna. Para a realização desta pesquisa foi aplicada a abordagem qualitativa, que buscou por meio de entrevistas semiestruturadas e observações investigar um caso específico sobre inclusão em um contexto escolar. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com dois professores formados em música e uma professora formada em pedagogia e especialização em psicopedagogia educacional e clínica. Os resultados exibiram que a aluna com DI tem conquistas em sua aprendizagem musical, como a imitação e facilidade em ler partitura musical, assim também como têm uma desenvoltura para seus interesses pessoais (jogos, séries, filmes, música). Através das observações e entrevistas realizadas emergiram alguns obstáculos que a aluna enfrenta, dos quais destaco: as dificuldades de memorização, concentração em sala de aula e a dificuldade de relacionamento com a docente de teclado. A partir dos resultados foi possível perceber que os docentes têm pouca formação inicial e continuada para a inclusão das pessoas com deficiência em aulas de música, dentre as causas relatadas destaca-se a falta de tempo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleUm olhar sobre a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual na Escola Parque Anísio Teixeira de ceilândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T13:14:26Z-
dc.date.available2019-02-22T13:14:26Z-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21508-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons