Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Recôva, Simone Lacorte | - |
dc.contributor.author | Macedo, Ester Elke da Costa | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Ester Elke da Costa. Um olhar sobre a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou conhecer a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual (DI), sob o olhar de três professores na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia. Inicialmente, procurei conhecer a relaçãode ensino e aprendizagem de uma aluna com Deficiência Intelectual recorrendo a percepção dos professores de música (teclado e violão) da escola que vivenciaram uma aprendizagem musical com a aluna com DI, além de observá-la em aulas de teclado na turma inclusiva. Ampliei a visão inicial a partir da percepção e experiência de uma professora fora de sala de aula (Sala de leitura), que proporcionou um olhar diferenciado e auxíliopara a compreensão de algumas atitudes sobre a referida aluna. Para a realização desta pesquisa foi aplicada a abordagem qualitativa, que buscou por meio de entrevistas semiestruturadas e observações investigar um caso específico sobre inclusão em um contexto escolar. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com dois professores formados em música e uma professora formada em pedagogia e especialização em psicopedagogia educacional e clínica. Os resultados exibiram que a aluna com DI tem conquistas em sua aprendizagem musical, como a imitação e facilidade em ler partitura musical, assim também como têm uma desenvoltura para seus interesses pessoais (jogos, séries, filmes, música). Através das observações e entrevistas realizadas emergiram alguns obstáculos que a aluna enfrenta, dos quais destaco: as dificuldades de memorização, concentração em sala de aula e a dificuldade de relacionamento com a docente de teclado. A partir dos resultados foi possível perceber que os docentes têm pouca formação inicial e continuada para a inclusão das pessoas com deficiência em aulas de música, dentre as causas relatadas destaca-se a falta de tempo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a aprendizagem musical de uma aluna com deficiência intelectual na Escola Parque Anísio Teixeira de ceilândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T13:14:26Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T13:14:26Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21508 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|