Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HelemMariaDeSousaALves_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A visualidade da palavra : instalação com a poesia de Núbia Wanderley
Autor(es): Alves, Helem Maria de Sousa
Orientador(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Assunto: Arte na educação
Poesia
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Fev-2019
Referência: ALVES, Helem Maria de Sousa. A visualidade da palavra: instalação com a poesia de Núbia Wanderley. 2018. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá - Acre, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de abordar a Poesia de Núbia Wanderley nas aulas de Artes Visuais através da linguagem da visualidade da palavra em Instalação. Utiliza-se a poesia de Núbia Wanderley, como recurso didático estimulando a inclusão desta possibilidade como opção pedagógica. A ideia partiu da ausência da visualidade da palavra em Artes Visuais, através da poesia, durante o período de estagio supervisionado I, II e III, na Escola Estadual Plácido de Castro. Na minha orientação para construção deste trabalho aprendi a identificar a interdisciplinaridade enriquecedora unindo as Artes Visuais, a Literatura e a História criando uma conexão de excelência entre as disciplinas através da instalação em poesia. Fez parte deste processo aulas de artes visuais com atividade prática envolvendo alunos do 6º ano do Ensino fundamental, onde construímos a instalação aqui discutida. A poesia teve importância fundamental para o processo de visualidade da palavra na instalação como forma de desenvolver e aperfeiçoar o aprendizado do aluno, viajando pelo lúdico através do passado, presente e futuro propondo estimular a criatividade, o talento e a construção de novos conhecimentos no campo das artes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21504
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.