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Título: Direitos econômicos, sociais e culturais e ensino musical : o sistema de orquestras e coros da Venezuela como uma abordagem por justiça social
Autor(es): Braga, João Vitor Rodrigues
Orientador(es): Menezes, Roberto Goulart
Assunto: Venezuela - política e governo
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Fev-2019
Referência: BRAGA, João Vitor Rodrigues. Direitos econômicos, sociais e culturais e ensino musical: o sistema de orquestras e coros da Venezuela como uma abordagem por justiça social. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os direitos econômicos, sociais e culturais se configuram como categorias divergentes entre si por comportarem um catálogo extremamente amplo de deveres dispendiosos dos Estados para com suas populações. Buscando uma forma de inter-relacioná-los para garanti-los com maior efetividade, o presente trabalho faz uso de um estudo de caso, o programa social de educação musical desenvolvido pelo maestro e economista José Antonio Abreu na Venezuela, para avaliar uma maneira de se implementar direitos fundamentais em contextos de vulnerabilidade social e, assim, promover justiça social.
Abstract: Economic, social, and cultural rights are categories of rights that diverge from each other because they contain an extremely broad catalog of costly State obligations favoring their populations. This essay aims to produce a case study of the social program of music education developed by conductor and economist José Antonio Abreu in Venezuela to evaluate a way of interrelating fundamental rights in order to guarantee them with greater effectiveness and, thus, promoting social justice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21494
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