Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ValterFerreiraDaSilva_tcc.pdf2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O professor e o bullying na sala de aula : significados e estratégias de ação
Autor(es): Silva, Valter Ferreira da
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Bullying
Professores
Mediação pedagógica
Violência na escola
Data de apresentação: 24-Mai-2018
Data de publicação: 21-Fev-2019
Referência: SILVA, Valter Ferreira da. O professor e o bullying na sala de aula: significados e estratégias de ação. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo averiguar as compreensões e manifestações do Bullying em sala de aula e como tem sido as formas de intervenção por parte dos professores do quinto ano do Ensino Fundamental, seus posicionamentos pessoais e suas mediações pedagógicas a partir das premissas da psicologia histórico-cultural segundo Vygotsky e investigar o significado do Bullying para os estudantes a partir da reflexão sobre a própria produção de história em quadrinhos sobre o tema. Participaram desta pesquisa duas professoras e 14 crianças do quinto ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública localizada na cidade da Candangolândia, Região Administrativa de Brasília (DF). Para fins de coletas de dados, os instrumentos utilizados foram: um questionário para as professoras, com nove questões fechadas e três abertas elaborado de modo a contemplar os objetivos do trabalho, e para as crianças foram realizadas rodas de conversas com apresentações de vídeos de curta duração sobre a temática sendo a observação participante a técnica de pesquisa utilizada. A análise dos dados foi feita de acordo com os preceitos apontados no referencial teórico e os resultados foram: As professoras demonstram ter conhecimento do tema e afirmam que na sala de aula na qual lecionam já aconteceram casos de Bullying sendo as formas mais frequentes: xingamentos, fofocas, ofensas, zombarias; elas também afirmam ter realizado alguma intervenção diante dos casos de Bullying como ouvir as partes envolvidas, fazer com que as crianças entendam o diálogo como uma forma de resolver seus conflitos e conscientizá-las das consequências psicológicas que o Bullying pode causar; Na opinião das docentes é necessário o professor desenvolver projetos com o tema e despertar nos estudantes um pensamento crítico sobre o assunto de forma que os discentes compreendam que o assunto é sério. Na produção dos estudantes os temas surgidos nos desenhos e histórias em quadrinhos foram: identificação dos sujeitos que sofrem Bullying, aspectos psicológicos, relações de poder, ênfase na agressão simbólica, a importância da mediação pedagógica para combater o fenômeno, entre outros. Por fim, consideramos que o Bullying na verdade se constitui da falta de oportunidades de se estabelecer relações mediadas pelo respeito, pelo amor, pela aceitação e pelo interesse no outro.
Abstract: This work aims to investigate the understandings and manifestations of Bullying in the classroom and how have been the forms of intervention by the teachers of the fifth year of Elementary School, their personal positions and their pedagogical mediations from the premises of historical- cultural background according to Vygotsky and investigate the meaning of Bullying for students from the reflection on the production of comics on the subject. Two teachers and fourteen children from the fifth year of Elementary School from a Public School located in the city of Candangolândia, Administrative Region of Brasília (DF) participated in this research. For the purpose of data collection, the instruments used were a questionnaire for teachers with nine closed questions and three open questions elaborated in order to contemplate the objectives of the work, for the children were made wheels of conversations with presentations of short videos about the thematic being the participant observation the research technique used. The data were analyzed according to the precepts indicated in the theoretical framework and the results were: The teachers demonstrate knowledge of the subject and affirm that in the classroom in which they teach, there have already been cases of Bullying being the most frequent forms: curses, gossip, insults, mockery; they also claim to have taken some intervention in dealing with Bullying cases such as listening to the parties involved, getting children to understand dialogue as a way to resolve their conflicts and to make them aware of the psychological consequences that Bullying can cause; In the opinion of teachers it is necessary for the teacher to develop projects with the theme and to awaken in students a critical thinking about the subject so that the students understand that the subject is serious. In the production of the students the themes that appeared in the cartoons and comics were: identification of the subjects that suffer Bullying, psychological aspects, power relations, emphasis on symbolic aggression, the importance of pedagogical mediation to combat the phenomenon, among others. Finally, we consider that Bullying actually constitutes the lack of opportunities to establish relations mediated by respect, love, acceptance and interest in the other.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.