Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThamaraDePaulaMoreiraCosta_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da direção escolar em processo de mudança nas práticas pedagógicas
Autor(es): Costa, Thamara de Paula Moreira
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Gestão escolar
Orientação educacional
Data de apresentação: 9-Jul-2018
Data de publicação: 21-Fev-2019
Referência: COSTA, Thamara de Paula Moreira. A atuação da direção escolar em processo de mudança nas práticas pedagógicas. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa desenvolveu uma reflexão sobre a atuação da diretora e da vice-diretora de uma escola pública do sistema de ensino do Distrito Federal, que compõem a equipe de gestão, observando o papel da direção escolar em processo de mudanças nas práticas pedagógicas. O objetivo geral foi analisar a atuação da direção da escola em processo de mudança nas práticas pedagógicas. Para contribuir com a análise, no referencial teórico foram abordados os seguintes tópicos: estrutura organizacional da escola, gestão escolar, gestão democrática, áreas e dimensões da gestão e gestão nos processos de mudança de práticas educativas. A pesquisa foi realizada por uma abordagem qualitativa utilizando o método de estudo de caso, que permitiu obter informações através das técnicas de observação, entrevistas e análise documental. Com base na análise percebeu-se que a direção escolar tem desenvolvido estratégias que integram a comunidade escolar e a equipe docente, permitindo que ocorram mudanças nas práticas pedagógicas. A direção escolar tem trabalhado articulando as dimensões da gestão, centrada nos fundamentos e princípios da proposta pedagógica, no sentido de tornar reais as novas propostas.
Abstract: The present research aimed to reflect on the performance of the principal and the vice-principal, who composes the management team, observing the role of school management in processes of changes in pedagogical practices. The general objective was to analyze the performance of school management in the process of changes in educational practices. In order to contribute to the analysis, the following topics were addressed in the theoretical framework: school organizational structure, school management, democratic management, areas and dimensions of management and management in the processes of change in educational practices. The method used for research was a qualitative approach, of the case study type, which allowed obtaining information through the techniques of observation, interviews and documentary analysis. From the analysis it was noticed that the school management has developed strategies that integrate the school community and the teaching staff, allowing changes to occur in pedagogical practices. The school management has worked to articulate the dimensions of management, centered on fundamentals and principles, in order to make real the new pedagogical proposal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.