Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LoyaneFernandesDaSilva_tcc.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade técnica da produção de briquetes a partir do bagaço de malte de cevada
Autor(es): Silva, Loyane Fernandes da
Orientador(es): Costa, Mírian de Almeida
Coorientador(es): Vale, Ailton Teixeira do
Assunto: Biomassa
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Fev-2019
Referência: SILVA, Loyane Fernandes da. Viabilidade técnica da produção de briquetes a partir do bagaço de malte de cevada. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o intuito de buscar alternativas para o aproveitamento de resíduos de biomassa, o objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade da produção de briquetes a partir do resíduo da indústria cervejeira artesanal, mediante a qualificação deste material. As características analisadas foram: umidade, granulometria, análise imediata, análise elementar, poder calorífico superior, inferior e útil, densidade energética e resistência mecânica no sentido diametral dos briquetes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas através do teste de Tukey a 5% de significância. Ao final do estudo, com base principalmente na densidade energética e resistência mecânica dos briquetes, pôde-se concluir que os mesmos apresentaram potencial para uso como insumo energético, podendo contribuir na gestão dos resíduos nas industrias cervejeiras, assim como alternativa para a produção de briquetes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21478
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons