Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Rayssa Vitória Santos | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Rayssa Vitória Santos. Ensaio: educação, amor e cuidado: bases à formação integral das infâncias. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de compreender qual a importância e contribuição do Amor e do Cuidado na construção do fazer educacional e como o Amor e o Cuidado possibilitam as bases para uma educação potencializadora do Ser integral em todas as suas dimensões. A partir das vivências do dia a dia da autora, reflete também sobre um novo olhar acerca das infâncias, o qual seja mais amoroso, cuidadoso e sensível, colocando as crianças como centro do fazer educacional. Foi desenvolvido com um olhar mais qualitativo através de observação participante e Diários de Campo, construídos a partir das práticas em espaços escolares e não escolares e também com as vivências, enquanto mãe de Mikhael. Os conceitos norteadores foram alicerçados em teóricos como Sri Prem Baba (2015, 2016), Humberto Maturana (1998, 1999), Rudolf Lanz (1979), Leonardo Boff (2008) e Paulo Freire (1996). Nesse nosso tempo de crise civilizatória, a Educação – seja ela escolar ou não escolar – se configura enquanto uma Esperança. Apenas através da reEducação de Si e da reconexão Consigo podemos despertar para novas possibilidades de existência na Terra e com a Terra. Urge pensarmos e fazermos uma nova Educação, uma Educação que integre razão e emoção, que permita-nos uma reconexão com nossa Essência e assim nos possibilite desenvolvermo-nos com Plenitude. Uma Educação que nos ensine a fazer, mas que também nos possibilite Sentir e Ser, através do aprendizado que é a vivência com o Outro, para assim, desenvolvermo-nos em Sabedoria. Urge pensarmos na importância do Amor e do Cuidado de Si e do Outro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações humanas | pt_BR |
dc.title | Ensaio : educação, amor e cuidado : bases à formação integral das infâncias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T13:04:15Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T13:04:15Z | - |
dc.date.submitted | 2018-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21476 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current assignment has the purpose to perceive what is the matter and contribution of Love and Care in the construction of the Educational making and how Love and Care enable the principle to a empowering education of the integral Being in all of its dimensions. Starting at the author's day to day experiences, it reflects a new perception about childhoods, which is more loving, careful and sensitive, placing children at the center of the educational making. It was developed with a more qualitative look through participant observation and field journals, builtfrom the practices in school and non-school spaces and also with the experiences, as mother of Mikhael. The guiding concepts were grounded in such theorists as Sri Prem Baba (2015, 2016), Humberto Maturana (1998, 1999), Rudolf Lanz (1979), Leonardo Boff (2008) e Paulo Freire (1996). In this time of civilization crisis, Education - be it school or non-school - is configured as a Hope. Only through self-reeducation and reconnection can we awaken to new possibilities of existence on Earth and with the Earth. It is urgent to think and to make a new Education, an Education that integrates reason and emotion, which allows us a reconnection with our Essence and thus develop ourselves with Fullness. An Education that teaches how to do, but also allow us the possibilities of Feeling and Being, through the learning that is the experience with the Other, to thereby develop ourselves in Wisdom. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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