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dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorCosta, Lucas Freire da-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucas Freire da. A implementação do currículo em movimento da educação infantil em uma escola de Brasília. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente Monografia objetiva explicitar como uma escola pública de educação infantil implementa o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal - Educação Infantil. Para isso, busca explicitar os seguintes objetivos: compreender as concepções gerais de currículo de forma a respaldar a análise acerca do documento distrital; conhecer a estrutura da Educação Infantil (conceitos de criança e infância e as bases legais que respaldam essa etapa de ensino) afim de compreender as especificidades do Currículo nessa primeira etapa da Educação Básica; e analisar o Currículo em Movimento para verificar qual sua proposta e como organiza os conhecimentos. O referencial teórico fundamentou-se, principalmente, nos seguintes autores: SILVA; MOREIRA, 1994; SILVA, 2010; ARROYO, 2007; OLIVEIRA, 2002; BARBOSA, 2009. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa para a interpretação e análise dos dados obtidos da parte teórica. A produção de dados consistiu em análise documental do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal - Educação Infantil, da Constituição Federal da República do Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação e Plano Distrital de Educação. E entrevistas com coordenador pedagógico e professores para examinar como eles se estruturam para implementar o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Infantil, assim como entrevista com a Coordenadora da Educação Infantil do Distrito Federal para incluir as ações da Secretaria de Educação dentro da escola de educação infantil utilizada para a coleta de dados. A pesquisa constatou que o Currículo em Movimento é implementado dentro da escola analisada e que as ações conjuntas de coordenadores, professores favorecem essa implementação, bem como as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação no sentido de implementar o documento distrital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.titleA implementação do currículo em movimento da educação infantil em uma escola de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-20T12:22:35Z-
dc.date.available2019-02-20T12:22:35Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21473-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The current Monograph aims to explain how a public primary school implements the program “Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal – Educação Infantil” (Curriculum in the Movement of the Federal District Primary Education – Child Education). Therefore, it seeks to highlight the following objectives: to understand the curriculum’s general conceptions in order to support the analysis about the district document; to know the structure of the elementary education (such as concepts of children and childhood and the legal bases that support this stage of education) to understand the specificities of the Curriculum in this first stage of child education; and to analyze the Currículo em Movimento in order to examine what is proposed and how the knowledge is organized on it. The theoretical reference was based mainly on the following authors: SILVA, MOREIRA, 1994; SILVA, 2010; ARROYO, 2007; OLIVEIRA, 2002; BARBOSA, 2009. The research follows the qualitative approach for interpretation and analysis of the data obtained from the theoretical section. The production of the research data was based on documentary analysis of the following content: Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal – Educação Infantil, the Constitution of the Federative Republic of Brazil, the National Education Bases and Guidelines Law, the National Education Plan and District Education Plan. Also interviews with pedagogical coordinator and teachers for exploring how they structure themselves to implement Currículo em Movimento, as well as an interview with the Federal District Coordinator for Elementary Education with a view to include the actions of the Department of Education towards the primary school analyzed. The research found that Curículo em Movimento has been implemented within the analyzed school and that the joint actions of coordinators, teachers are favor this implementation, as well as the efforts of the Department of Education in this direction.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21473pt_BR
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