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dc.contributor.advisorGarcia, Renísia Cristina-
dc.contributor.authorLima, Roberta Santos-
dc.identifier.citationLIMA, Roberta Santos. Violência, medo e superação: reflexões sobre o ensino de história e o ensino de geografia em uma escola classe em São Sebastião/DF. 2018. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa atende ao estágio obrigatório supervisionado do curso de Pedagogia da FE/UnB e buscou compreender o ensino de História e de Geografia a partir da História Local e como este é problematizado em sala de aula, no sentido de contribuir para construção da identidade e cidadania das crianças do 4° ano do Ensino Fundamental. e desconstruir discursos hegemônicos. A partir de conceitos tais como história local, memória, lugar, identidade, cidadania, desenvolveu-se essa pesquisa de cunho qualitativo respaldado em documentos legais como a LDB n° 9.394/1996 e nos documentos oficiais para a Educação Básica: Parâmetro Curricular Nacional (PCN) e Currículo em Movimento do Distrito Federal (CM/DF) de História e de Geografia. Por meio da observação das aulas, análise do Projeto Político-Pedagógico e dos livros didáticos usados procuramos compreender se as orientações no ensino de História e no ensino de Geografia apontam para conectar aspectos da História local à História regional e nacional e se no entrecruzamento aspectos sociais, espaciais, econômicos, étnicos e raciais da localidade das crianças são problematizados. Na busca por responder quais as contribuições do ensino de História e do ensino de Geografia para a formação de crianças residentes em São Sebastião-DF, concluímos que a escola apresenta resistência em aplicar as orientações estabelecidas pelos documentos oficiais da Educação Básica, apesar de executar alguns projetos que contemplam aspectos do lugar onde as crianças moram; em sala de aula, mas pouca menção foi feita a respeito da História Local, pouco foi falado sobre a cidade. Nas observações das aulas constatamos que a professora regente não está preparada para lidar com a temática, reproduzindo o discurso encontrado no livro didático. Quanto a este, submetido aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD, apresenta conceitos como fonte histórica e memória que considera os sujeitos em seu cotidiano, mas são descontextualizados dos aspectos locais mais complexos. A aplicação do questionário à turma participante da pesquisa, contraditoriamente revelou o elo de pertencimento e afetividade das crianças com a cidade, apesar disso, em suas narrativas predominou o discurso sobre o medo da violência. Enquanto a professora regente, ao ser entrevistada, relatou conhecer pouco a cidade, desconhecer sua história e percebê-la muito violenta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleViolência, medo e superação: reflexões sobre o ensino de história e o ensino de geografia em uma escola classe em São Sebastião/DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-20T12:14:43Z-
dc.date.available2019-02-20T12:14:43Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21472-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research attends the supervised compulsory internship of the FE / UnB Pedagogy course and seeks to understand the teaching of History and Geography from Local History and how this history is discussed in the classroom so that it can contribute to the construction of identity and citizenship of the 4th year of elementary school. Based on concepts such as local history, memory, place, identity, citizenship, this qualitative research was developed backed by legal documents such as LDB 9.394 /1996 and the official documents for Basic Education: National Curricular Parameter and Curriculum in Movement of the Federal District of History and Geography. Through the observation of the classes, analysis of the Political-Pedagogical Project and the used textbooks, we try to understand if the orientations in the teaching of History and in the teaching of Geography point to connect aspects of local History to regional and national history and if in the cross-over social aspects, spatial, economic, ethnic and racial characteristics of the children's locality are problematized. In the search to answer the contributions of History teaching and Geography teaching for the formation of children residing in São Sebastião-DF, we conclude that the school is resistant to apply the guidelines established by the official documents of Basic Education, although some projects that contemplate aspects of the place where children live; in class, but little mention was made regarding Local History, little was said about the city. In the observations of the classes we found that the teacher regent is not prepared to deal with the theme, reproducing the discourse found in the textbook. Regarding this, submitted to the criteria established by the National Program of Didactic Book/PNLD, presents concepts as historical source and memory that considers the subjects in their daily life, but are decontextualized of the more complex local aspects. The application of the questionnaire to the group participating in the research contradictorily revealed the bond of affection and belonging of the children to the city. Nevertheless, in their narratives the discourse on fear of violence predominated. While the teacher regent, when being interviewed, reported to know little the city, to ignore its history and to perceive it very violent.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21472pt_BR
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