Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThalitaMoreiraRodrigues_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Autoconceito: a criança, seu olhar e o processo de aprendizagem
Autor(es): Rodrigues, Thalita Moreira
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Imagem (Psicologia) em crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 20-Fev-2019
Referência: RODRIGUES, Thalita Moreira. Autoconceito: a criança, seu olhar e o processo de aprendizagem. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo averiguar qual o autoconceito que crianças entre 10 e 11 anos de uma escola privada de Brasília (DF), têm de si no processo ensino aprendizagem. Para compreender esta construção delineamos dois objetivos específicos: Analisar como a criança se vê em seu processo de aprendizagem; Identificar intervenções realizadas pela professora que contribuam para o autoconceito do aluno. Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Pourtois e Desmet, (1999), Mello (2007), Oliveira (1997), Piletti (1993), Villa Sánchez (1999) e outras fontes. O estudo foi organizado em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, realizado em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino do Gama - Distrito Federal. Utilizamos como instrumentos de construção de dados a observação sistemática, o questionário aberto para a professora regente, Roda de Conversa e um questionário aberto para os alunos da turma. Os resultados deste estudo indicam que o autoconceito dos alunos, nesta fase do desenvolvimento, com relação ao processo de aprendizagem tem sido construído principalmente a partir das percepções que a professora e os pais adquiriram deles. Grande parte da turma consegue se reconhecer positivamente em todos os aspectos cognitivo, afetivo e comportamental. O aluno destacado como difícil pela professora, manteve-se nesta posição até o final da pesquisa, confirmando a dificuldade de superar o lugar negativo ao qual foi colocado.
Abstract: The present study aims to find out the self-concept that children between 10 and 11 years of a private school in Brasilia (DF) have in the process of teaching learning. To understand this construction we outline two specific objectives: Analyze how the child sees himself in his learning process; Identify interventions performed by the teacher that contribute to the self-concept of the student. In order to base the data analysis, we used the theoretical references of the authors: Pourtois and Desmet, (1999), Mello (2007), Oliveira (1997), Piletti (1993), Villa Sánchez (1999) and other sources. The study was organized in a qualitative research perspective, carried out in a class of the 5th year of the elementary school of a private school of the Gama - Federal District. We used as data construction instruments the systematic observation, the questionnaire open to the teacher, Roda de Conversa and an open questionnaire for the students of the class. The results of this study indicate that students' self-concept, at this stage of development, in relation to the learning process has been constructed mainly from the perceptions that the teacher and the parents have acquired from them. Much of the class can recognize itself positively in all aspects cognitive, affective and behavioral. The student highlighted as difficult by the teacher, remained in this position until the end of the research, confirming the difficulty of overcoming the negative place to which it was placed. Keywords:
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.