Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2144
Título: | A escola como lugar de inclusão x exclusão |
Autor(es): | Miranda, Maria Tereza Nogueira e |
Orientador(es): | Pinto, Lílian Meire de Oliveira |
Assunto: | Lar e escola Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 10-Nov-2011 |
Referência: | MIRANDA, Maria Tereza Nogueira e. A escola como lugar de inclusão x exclusão. 2011. 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o verdadeiro significado de inclusão e exclusão a partir da compreensão de pais e educadores, com o intuito de diagnosticar por onde começa o processo de inclusão. Este trabalho foi elaborado através de estudos com autores que tratam do tema inclusão, falando das problemáticas que a escola enfrenta ao receber um aluno com deficiência e sem diagnóstico preciso, para que o atendimento de seu filho seja rápido e progressivo. Foram realizadas entrevistas com os pais, professores e alunos. Os resultados apontam a tentativa da escola em aproximar família e o problema do aluno, buscar recursos e entender o que acontece com essa criança. A tentativa da escola é de unir a família, o aluno e a equipe escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2144 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons