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dc.contributor.advisorPinto, Lílian Meire de Oliveira-
dc.contributor.authorMiranda, Maria Tereza Nogueira e-
dc.identifier.citationMIRANDA, Maria Tereza Nogueira e. A escola como lugar de inclusão x exclusão. 2011. 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar o verdadeiro significado de inclusão e exclusão a partir da compreensão de pais e educadores, com o intuito de diagnosticar por onde começa o processo de inclusão. Este trabalho foi elaborado através de estudos com autores que tratam do tema inclusão, falando das problemáticas que a escola enfrenta ao receber um aluno com deficiência e sem diagnóstico preciso, para que o atendimento de seu filho seja rápido e progressivo. Foram realizadas entrevistas com os pais, professores e alunos. Os resultados apontam a tentativa da escola em aproximar família e o problema do aluno, buscar recursos e entender o que acontece com essa criança. A tentativa da escola é de unir a família, o aluno e a equipe escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleA escola como lugar de inclusão x exclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-10T11:29:16Z-
dc.date.available2011-11-10T11:29:16Z-
dc.date.issued2011-11-10T11:29:16Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2144-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2144pt_BR
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