Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21446
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GlauberDaPazMoreira_tcc.pdf5,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inspeção de edifícios a partir de análises termográficas em sistema de fachada em argamassa
Autor(es): Moreira, Glauber da Paz
Orientador(es): Bauer, Elton
Assunto: Termografia
Fachadas (Arquitetura)
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 18-Fev-2019
Referência: MOREIRA, Glauber da Paz. Inspeção de edifícios a partir de análises termográficas em sistema de fachada em argamassa. 2018. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Ensaios não destrutivos têm se apresentado como opção ágil para avaliação da degradação de edifícios. A termografia de infravermelho está presente dentro deste universo e fundamenta-se numa análise térmica que é influenciada por condições climáticas, emissividade e temperatura refletida além de outras características de uma edificação. A influência de tais fatores motiva a elaboração de critérios para identificação de patologias frequentes em fachadas. Valendo-se de amostras de fachada em argamassa de edifícios do Plano Piloto em Brasília-DF, este trabalho visa usar a técnica termográfica para investigar o comportamento térmico de fissurações, descolamentos, manchas, pulverulência, eflorescências e patologias de pintura com base na análise gradientes da simulação higrotérmica, inspeções termográficas, registros fotográficos e mapeamento de danos. As principais variáveis de observação consistiram nos padrões de aquecimento e resfriamento das patologias supracitadas e o fluxo térmico na condição de incidência solar direta a partir da orientação das amostras, principalmente Leste e Oeste. Foram identificadas de fissuras, descolamentos, manchas além de descolamentos de pintura, fissuras e bolhas na pintura. Essas patologias apresentaram padrão mais quente na região do defeito durante vários momentos do dia. Para o caso de descolamentos, fissuras e falhas de pintura os valores Delta – T encontrados foram todos positivos, justificando o padrão mais quente desses defeitos. Foram identificadas ainda também suspeitas de manchas, eflorescências e pulverulência a partir da termografia qualitativa. A técnica termográfica possibilitou ivestigação de patologias comuns no revestimento em argamassa bem como no sistema de pintura. Além disso, a influência da incidência solar na fachada impactou na identificação de patologias: os defeitos apresentaram Delta – T maior no período matutino em amostras de orientação Leste enquanto na orientação Oeste os maiores valores foram no período vespertino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons