Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaTerezaNogueiraeMiranda.pdf243,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A escola como lugar de inclusão x exclusão
Autor(es): Miranda, Maria Tereza Nogueira e
Orientador(es): Pinto, Lílian Meire de Oliveira
Assunto: Lar e escola
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Nov-2011
Referência: MIRANDA, Maria Tereza Nogueira e. A escola como lugar de inclusão x exclusão. 2011. 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o verdadeiro significado de inclusão e exclusão a partir da compreensão de pais e educadores, com o intuito de diagnosticar por onde começa o processo de inclusão. Este trabalho foi elaborado através de estudos com autores que tratam do tema inclusão, falando das problemáticas que a escola enfrenta ao receber um aluno com deficiência e sem diagnóstico preciso, para que o atendimento de seu filho seja rápido e progressivo. Foram realizadas entrevistas com os pais, professores e alunos. Os resultados apontam a tentativa da escola em aproximar família e o problema do aluno, buscar recursos e entender o que acontece com essa criança. A tentativa da escola é de unir a família, o aluno e a equipe escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2144
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons