Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RodolphoDeNovaesSalomao_tcc.pdf467,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios metodológicos no ensino em uma escola de basquetebol em Brasília
Autor(es): Salomão, Rodolpho de Novaes
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Educação física escolar
Esportes
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 16-Fev-2019
Referência: SALOMÃO, Rodolpho de Novaes. Desafios metodológicos no ensino em uma escola de basquetebol em Brasília. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho envolve a área de metodologia de ensino de basquetebol e teve como amostra a Escola de Basquete Bola na Cesta (BC) em Brasília/DF. O estudo investigou a organização da escola buscando compreender os desafios no ensino de basquetebol para aplicar um programa esportivo de longo prazo. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter etnográfico com abordagem qualitativa que tem como delineamento estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados usados na investigação foram: observação, diário de campo e análise documental. Durante um ano foram observadas as aulas e treinos de turmas de fundamento e de treinamento (alto rendimento) com alunos entre as faixas etárias de 11 a 17 anos. Neste período os agentes envolvidos no funcionamento da escola foram entrevistados. Concomitantemente foi realizada análise do Programa Metodológico da BC, e também revisão de literatura a respeito da formação desportiva a longo prazo. Todas essas informações foram comparadas e discutidas em prol da melhoria do ensino e prática do basquetebol na BC e no Brasil. Em revisão de literatura foi constatado que o modelo mais avançado e ideal para a realidade da BC é o Modelo Canadense de Desenvolvimento de Atletas a Longo Prazo (Long Therm Athlete Development -LTAD). Segundo observação a escola está seguindo no caminho certo tendo como diretriz o LTAD, apesar da dificuldade com a recepção e adaptação de alunos que entram na turma no meio do processo, foram constatados dois pontos principais que podem ser mudados, promovendo melhora no processo de ensino:1) Oferta de turmas de fundamento (abaixo de 7 anos de idade) e turma adulto (acima de 17 anos) com foco em alto rendimento para que seja possível a formação a longo prazo para todos os alunos com diversos objetivos no basquetebol. 2) Alinhamento entre os professores facilita a adaptação dos alunos aos novos professores, turmas e conteúdos, diminuindo assim a evasão, para isso excelência na comunicação e compartilhamento de experiências e “feedbacks” são essenciais.
Abstract: The work involves the area of methodology of basketball education and had as sample the School of Basketball Bola na Cesta (BC) in Brasília / DF. The study investigated the organization of the school seeking to understand the challenges in basketball education to apply a long-term sports program. This is an exploratory study of ethnographic character with a qualitative approach that has as its study a case study. The instruments of data collection used in the research were: observation, field diary and documentary analysis. During one year, classes and trainings of foundation and training classes (high performance) were observed with students between the ages of 11 and 17 years. During this period, the agents involved in the operation of the school were interviewed. At the same time an analysis of the BC Methodological Program was carried out, as well as a review of the literature on long-term sports training. All this information was compared and discussed in favor of improving the teaching and practice of basketball in BC and in Brazil. In literature review it was found that the most advanced and ideal model for the reality of BC is the Longterm Athlete Development Canadian Model (LTAD). According to the observation, the school is on the right track with LTAD as a guideline, despite the difficulty with receiving and adapting students who enter the class in the middle of the process, two main points that can be changed, promoting improvement in the teaching process : 1) Offer of foundation classes (below 7 years of age) and adult group (over 17 years old) focused on high performance so that long-term training is possible for all students with various goals in basketball. 2) Alignment between teachers facilitates the adaptation of students to new teachers, classes and content, thus reducing avoidance, for this excellence in communication and sharing of experiences and feedbacks are essential.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons