Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NairBatistaLemosdePontes.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A sexualidade do adolescente portador de deficiência mental
Autor(es): Pontes, Nair Batista Lemos de
Orientador(es): Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Assunto: Pessoas com deficiência intelectual
Adolescentes - comportamento sexual
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Nov-2011
Referência: PONTES, Nair Batista Lemos de. A sexualidade do adolescente portador de deficiência mental. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de discutir e refletir sobre as dificuldades encontradas por professores na educação sexual do adolescente portador de deficiência mental, trazendo para análise as idéias e concepções de professores e pais a respeito da sexualidade do deficiente mental. Na primeira parte deste trabalho buscamos, através de pesquisas bibliográficas, conceituar o termo Sexualidade, analisamos algumas ideias sobre a sexualidade do aluno portador de deficiência mental e, apontamos alguns elementos para compreendermos que a sexualidade é uma construção social que transcende a base biológica. Discutimos também que, durante muito tempo, a escola permaneceu neutra, porém, educadores e educadoras já quebraram o silêncio sobre a sexualidade. O que esses profissionais querem e buscam nesse momento, é uma formação para tratar dessa temática a partir de uma perspectiva histórica e contextualizada, pois só assim, poderão enfrentar os desafios inesperados da relação com todos os seus alunos. Na segunda parte, trazemos os resultados da pesquisa de campo apontando uma realidade contrária ao discurso acadêmico apresentado por vários teóricos e estudiosos sobre o tema sexualidade, mostrando que educadores e educadoras nem sempre adotam o silêncio ignorando a temática sexualidade na escola e que a maioria dos pais não apresentam grandes defasagens em informações acerca da sexualidade de seus filhos deficientes mentais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons