Título: | Percepção subjetiva de estresse psicológico em estudantes da Universidade de Brasília : a influência das práticas desportivas |
Autor(es): | Santana, Pedro Henrique Rodrigues de |
Orientador(es): | Nogueira, Júlia Aparecida Devidé |
Assunto: | Stress (Psicologia) Exercícios físicos |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 16-Fev-2019 |
Referência: | SANTANA, Pedro Henrique Rodrigues de. Percepção subjetiva de estresse psicológico em estudantes da Universidade de Brasília: a influência das práticas desportivas. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Embora estudado a mais tempo, o primeiro uso da denominação estresse
ocorre em 1956. Embora o estresse seja um fenômeno frequente e natural na vida, o
estresse psicológico crônico é uma somatização de várias situações estressantes ao
longo do dia e pode ser prejudicial à saúde. A atividade física está cada vez mais
presente como uma alternativa eficaz para a redução da percepção de estresse
crônico. O objetivo desse estudo é descrever a percepção do nível de estresse
psicológico em estudantes da Universidade de Brasília (UnB) matriculados nas
disciplinas de Práticas Desportivas (PD), para ter uma noção de como está a saúde
mental dos estudantes e, posteriormente, para investigar a influência da PD na
gestão do estresse e identificar outros aspectos relacionados. Metodologia: A
amostra foi composta de 60 estudantes de cinco turmas de PD ao longo do primeiro
semestre de 2018, sendo 38 do sexo masculino e 22 do feminino. Foi aplicado um
questionário para se obter dados sociodemográficos como sexo, idade, curso e local
de moradia, e em seguida foi aplicado o questionário com a escala subjetiva de
estresse psicológico (Perceived Stress Scale; PSS), que varia de 0 a 56 pontos.
Resultados: A idade média (DP) dos participantes foi de 24,9 (4,6) anos, sendo 21 a
idade mínima e 56, a máxima. Quanto ao local de moradia, 62% dos entrevistados
moram no plano piloto e 38%, nas cidades satélites. Os participantes agrupados por
cursos foram 15% das Ciências Biológicas ou da Saúde; 20% das Ciências
Humanas e 65% das Ciências Exatas. A media (DP) geral dos escores obtidos na
PSS foi de 26,4 (8,2) pontos, sendo que o menor escore obtido foi de 10 e o máximo,
41 pontos. Discussão: Houve diferença significativa (p=0,0426) no escores médios
do sexo masculino (24,8) comparado ao feminino (29,2). Este estudo indica que os
estudantes universitários convivem com níveis moderados de estresse e que as
Práticas Desportivas ajudam a controlar o estresse. Cabe o aprofundamento sobre
as relações do nível de estresse por sexo, renda e tipo de curso. |
Abstract: | Stress is studied over a long period of time, being used this denomination, first
in 1956. The chronic psychological stress is a somatization of several stressful
situations throughout the day. Physical activity is increasingly present as an effective
alternative for reducing the perception of stress. The objective is to describe the level
of subjective psychological stress in UnB students enrolled in the Sports Practice
disciplines, to get a sense of how the students' mental health is and then to
investigate the influence of sports practice and other related aspects. Sample: 60
students, 38 males and 22 females. Methods: An anamnesis was performed to
obtain relevant data such as gender, age, course and place of residence, and the
Perceived Stress Scale (PSS) was used throughout the first half of 2018. Results:
The mean age was 24.9 (SD = 4.58), with 21 being the minimum age and 56 being
the maximum age. As for the place of residence, 62% of the interviewees live in the
pilot plan and 38% in the satellite cities. The pointers were grouped in Biological
Sciences / health (15%); Human Sciences (20%) and Exact Sciences (65%). The
overall mean scores obtained in the PSS were 26.4 (SD = 8.2), and the score could
range from 0 to 56 points and the lowest score was 10 and the maximum was 41.
Discussion: There was a difference significant in the mean male (24.8) and female
(29.2) scores. Some situations may have affected the results obtained, for example,
strike of the truckers and strike of servers of the UnB. There was a significant
difference (p = 0.0426) in the mean male scores (24.8) compared to the female
(29.2). This study indicates that college students coexist with moderate levels of
stress and that sports practices help control stress. The relationship between the
level of stress by sex, income and type of course is deepened. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|