Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Elias, Matheus Teófilo | - |
dc.identifier.citation | ELIAS, Matheus Teófilo. Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista: mediação para inclusão. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado em um projeto de extensão da Universidade de Brasília. O projeto é um espaço de estudos e intervenções pedagógicas em crianças de 3 a 7 anos, dentre elas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e tem como conteúdo central brincadeiras sistematizadas. O termo Flexibilização Curricular foi utilizado para descrever o processo dinâmico que envolve educador e educando(s) em torno da construção de uma atividade educativa capaz de criar experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e para a promoção do desenvolvimento humano, pautadas em uma perspectiva onde a ação educativa garanta a inclusão de todos. O estudo é uma pesquisa pedagógica de caráter qualitativo. O objetivo da pesquisa é descrever o Ciclo de Mediação e as Experiências de Aprendizagem Mediada, à luz das teorias de Vygostky e Feuerstein, de uma criança de 10 anos de idade diagnosticada com TEA, no intuito de avaliar as contribuições em que a flexibilização educacional oferece para qualidade de ensino e a inclusão. O estudo conclui que diante das discussões sobre uma série de aspectos que envolve conceitos relacionados ao processo didático e metodológico, onde as alternativas pedagógicas possam ser capazes de criar um espaço eficiente de aprendizagem e que permite ao professor uma reflexão sobre a sua ação educativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem mediada | pt_BR |
dc.title | Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista : mediação para inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T14:15:35Z | - |
dc.date.available | 2019-02-15T14:15:35Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21424 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|