Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2141
Título: | É possível a inclusão na educação infantil? |
Autor(es): | Corrêa, Valcilei |
Orientador(es): | Gomes, Valícia Ferreira |
Assunto: | Educação de crianças Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 9-Nov-2011 |
Referência: | CORRÊA, Valcilei. É possível a inclusão na educação infantil? 2011. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A Inclusão de crianças com deficiências está ocorrendo de forma crescente nos estabelecimentos de ensino, sendo visível que estes precisam passar por reformulações desde a estrutura física e pedagógica, qualificação e formação continuada dos profissionais envolvidos no processo inclusivo até a real efetivação das políticas públicas uma vez que a legislação é clara em relação aos direitos das pessoas com deficiência, garantindo a conquista de seu espaço na sociedade. Notase que para isso é premente despertar a consciência de todos os cidadãos e dos diversos segmentos da sociedade. Nesse sentido, tornam-se importantes estudos que proporcionem reflexões e mudanças que resultem na real inclusão escolar. Foi utilizada metodologia qualitativa e aplicou-se um questionário às professoras e auxiliares de educação de um centro de educação infantil localizado em Sorocaba/SP, com o objetivo de conhecer as concepções sobre educação inclusiva e analisar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada. Por fim, constatouse que as escolas e os profissionais da educação ainda não estão preparados de forma satisfatória para promover a inclusão, o atendimento educacional está aquém do esperado e desejado, necessitando com premência entre outras ações, a adaptação da estruturas físicas e pedagógicas das escolas, qualificação profissional, novos currículos e uma participação ativa da família e comunidade. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2141 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons