Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Valícia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Valcilei | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Valcilei. É possível a inclusão na educação infantil? 2011. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A Inclusão de crianças com deficiências está ocorrendo de forma crescente nos estabelecimentos de ensino, sendo visível que estes precisam passar por reformulações desde a estrutura física e pedagógica, qualificação e formação continuada dos profissionais envolvidos no processo inclusivo até a real efetivação das políticas públicas uma vez que a legislação é clara em relação aos direitos das pessoas com deficiência, garantindo a conquista de seu espaço na sociedade. Notase que para isso é premente despertar a consciência de todos os cidadãos e dos diversos segmentos da sociedade. Nesse sentido, tornam-se importantes estudos que proporcionem reflexões e mudanças que resultem na real inclusão escolar. Foi utilizada metodologia qualitativa e aplicou-se um questionário às professoras e auxiliares de educação de um centro de educação infantil localizado em Sorocaba/SP, com o objetivo de conhecer as concepções sobre educação inclusiva e analisar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada. Por fim, constatouse que as escolas e os profissionais da educação ainda não estão preparados de forma satisfatória para promover a inclusão, o atendimento educacional está aquém do esperado e desejado, necessitando com premência entre outras ações, a adaptação da estruturas físicas e pedagógicas das escolas, qualificação profissional, novos currículos e uma participação ativa da família e comunidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | É possível a inclusão na educação infantil? | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-11-09T15:50:23Z | - |
dc.date.available | 2011-11-09T15:50:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-09T15:50:23Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2141 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2141 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|