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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorDias, Lara Maria de Melo-
dc.identifier.citationDIAS, Lara Maria de Melo. Caminhos e cadências: nas infinitudes das estratégias pedagógicas em arte. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação.pt_BR
dc.description.abstractCaminhos e Cadências – Nas Infinitudes das Estratégias Pedagógicas em Arte é um trabalho que teve como alvo “compreender como se articulam estratégias pedagógicas que utilizam de imagens como recurso nos processos de aprender de estudantes com necessidades específicas”. Envolvendo a utilização de estratégias pedagógicas pelas professoras e professores e como isso se articula aos processos de aprender dos estudantes. Propõe-se uma investigação sobre como estratégias pedagógicas que utilizam de imagens como recurso podem ser exploradas não somente nas aulas de arte, mas também em todo o percurso educacional, como um caminho viável a situações de compensações com crianças com necessidades específicas. Especificadamente, investiga bibliografias referentes a documentos que validam o ensino de arte, juntamente com análise de bibliografias sobre as possibilidades de ensino com pessoas com necessidades específicas – Vigotski e pesquisa sobre ensino de arte em abordagens contemporâneas de se ensinar- Ana Mae Barbosa. Para isso, vivenciei em um espaço escolar as formas que ocorrem o ensino de arte, realizando a prática com estudantes com necessidades específicas. Metodologicamente o estudo constitui-se de um trabalho de pesquisa qualitativa relacionando com meu relato de experiência, sobre um caso com um grupo de estudantes de uma escola de anos finais do ensino fundamental do Distrito Federal da Secretaria de Educação do DF – SEE/DF. Na construção da pesquisa de campo foram utilizados como instrumentos facilitadores da pesquisa: atividades, imagens e exercícios. Os estudantes colaboradores deste trabalho são diagnosticados com necessidades específicas, apresentam Síndrome de Asperger – SA, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/ Altas Habilidades – TDAH/AH e Altas Habilidades/ Deficiência IntelectuaI – AH/DI. Como metodologia de análise foi feita a descrição explicativa de episódios vivenciados ao longo do percurso. O estudo conclui que uso de imagens participa de um processo que não possui uma ordem específica de trabalho pedagógico. O fazer, ler e contextualizar se ramificam em caminhos diversos que não se restringe apenas às aulas de ensino de arte. Consiste em possíveis circulações por todas as outras matérias da matriz curricular da etapa de ensino, em todas as etapas e modalidade do ensino na educação básica, pois pode ser considerada como uma estratégia singular de aprendizagem e desenvolvimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleCaminhos e cadências : nas infinitudes das estratégias pedagógicas em artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-15T10:20:28Z-
dc.date.available2019-02-15T10:20:28Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21411-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Paths and Cadences - In the Infinitudes of Pedagogical Strategies in art is a work that aimed to "understand how pedagogical strategies are articulated using imagery resources in the learning processes of students with specific needs". Involving the use of pedagogical strategies by teachers and teachers and how this is articulated to students' learning processes. It is proposed to investigate how imagery strategies can be explored not only in art classes, but also throughout the educational journey, as a viable path to compensation situations with children with specific needs. Specifically, it investigates bibliographies related to documents that validate art teaching, along with bibliographical analysis on the possibilities of teaching with people with specific needs - Vigotski and research on art teaching in contemporary approaches to teaching - Ana Mae Barbosa. For this, I lived in a school space the forms that occur the teaching of art, performing the practice with students with specific needs. Methodologically the study is a qualitative research work related to my experience report, about a case with a group of students from a school of final years of elementary education in the Federal District of the Department of Education of the DF – SEE-DF. In the construction of the field research were used as facilitators of the research: activities, images and exercises. The collaborating students of this work are diagnosed with specific needs, presenting Asperger Syndrome - SA, Attention Deficit Disorder with Hyperactivity / High Abilities - ADHD / AH and High Abilities / Intellectual Deficiency - AH / DI. As an analysis methodology, an explanatory description of the episodes experienced during the course was made. The study concludes that the use of images participates in a process that does not have a specific order of pedagogical work. Doing, reading, and contextualizing branch out in different ways that are not restricted to art teaching classes. It consists of possible circulations for all other subjects of the curricular matrix of the teaching stage, in all stages and modality of teaching in basic education, as it can be considered as a unique learning and development strategy.pt_BR
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