Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JoycianeLimaAutranLoreto_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias na educação infantil : informática
Autor(es): Loreto, Joyciane Lima Autran
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Educação de crianças
Informática na educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: LORETO, Joyciane Lima Autran. Tecnologias na educação infantil: informática. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Para o surgimento da Educação Infantil, houve vários acontecimentos para que de fato isso se consumasse. A falta de mão de obra masculina, a inserção de mulheres no trabalho fora de casa, pensadores que defendem o desenvolvimento educacional infantil, pessoas dispostas a acolherem crianças abandonas, enfim, tudo isso foi contribuição para o princípio desse projeto. A inserção da tecnologia nas escolas é um processo que sofre muita lentidão, muitas escolas ainda não se atualizaram com esse novo sistema, e muitas, apesar de já terem implantado algumas tecnologias, não se adaptaram para esse novo conceito, para esse recurso facilitador. A aula de informática na educação infantil também não é de caráter obrigatório, sendo assim, ela não está presente em todas as escolas que oferecem educação para essa idade. Porém apesar de ser uma aula optativa para as escolas, não podemos tapar os olhos para essa grande oportunidade que essas crianças estão tendo, pois nasceram na era digital, onde os recursos tecnológicos estão presentes e infiltrados na rotina delas e seria ignorância da nossa parte tentar driblar essa nova era. É preciso acompanhar essa evolução. A escola analisada para o desenvolvimento desta monografia trabalha com o método construtivista, cujo o ensino é voltado para a estimulação do sujeito, no qual ele mesmo será capaz de criar e solucionar problemas propostos. Cria indivíduos questionadores, que não irão apenas absorver o que lhes foi ordenado, são orientados a serem sujeitos críticos!Em suma, o professor não é o detentor do conhecimento, e sim o conhecimento é construído pelo próprio sujeito. Fazendo a junção de metodologia natural com a inserção do computador na escola, o presente trabalho irá demonstrar como é executado a aula de informática para crianças da Pré-escola em uma instituição que adota o método natural.E que muitas vezes não precisamos necessariamente ter um espaço/sala voltado apenas para esses recursos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.