Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaSilvaMarinho_tcc.pdf389,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transferência da flexibilidade em exercícios específicos da ginástica rítmica
Autor(es): Marinho, Jéssica Silva
Orientador(es): Bex, Luciana Hagstrom
Assunto: Articulações - amplitude de movimento
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: MARINHO, Jéssica Silva. Transferência da flexibilidade em exercícios específicos da ginástica rítmica. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A ginástica rítmica apresenta alta exigência técnica e artística e a nível competitivo está sujeita a uma regulamentação específica. A flexibilidade é uma das capacidades físicas exigidas, permitindo a correta execução dos movimentos com elevada qualidade estética. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a flexibilidade (máxima amplitude passiva e amplitude ativa) de atletas da ginástica rítmica (GR) através de goniometria e fotogrametria. Além disso, objetivou verificar a taxa de transferência da flexibilidade passiva para a execução dos exercícios específicos da modalidade (dificuldades corporais de salto e equilíbrios). Foram avaliadas sete ginastas da categoria juvenil (13 a 15 anos) de nível competitivo nacional com 4,29 ±1,6 anos de treinamento. O movimento de maior amplitude passiva foi a flexão do quadril (172,57 ± 19,64 graus). Os movimentos de abdução do quadril e extensão do quadril medidos com o goniômetro apresentaram 173,86 ±17,36 graus e 45,71 ±19,15, respectivamente. O percentual da flexibilidade passiva transferida para os exercícios específicos avaliados foi de 57% para a flexão do quadril no salto nº20 e 208% para extensão do quadril no mesmo salto; 102% para flexão do quadril no equilíbrio nº5 103% para abdução do quadril no equilíbrio no7 e 189% para extensão do quadril no equilíbrio nº8. Concluiu-se que a transferência da flexibilidade passiva para os exercícios específicos da GR ocorreu de maneira efetiva principalmente nos movimentos de flexão e abdução do quadril. Para a extensão do quadril, nos exercícios específicos, notou-se amplitude mais acentuada que a máxima passiva aferida pelo goniômetro. A taxa de transferência de flexibilidade apontou que maiores amplitudes podem ser alcançadas em movimentos dinâmicos e em que existe o trabalho não só de relaxamento, mas de força nos músculos envolvidos. Sugere-se que novos estudos sejam feitos com amostragem mais numerosa e de variado nível técnico, verificando a influência dos demais fatores na performance esportiva em GR.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons