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Título: Nível de desenvolvimento motor de crianças de 6 a 7 anos sem a presença de um professor de educação física na escola
Autor(es): Madeiro Júnior, Israel Alves
Orientador(es): Castro, Iran Junqueira de
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: MADEIRO JÚNIOR, Israel Alves. Nível de desenvolvimento motor de crianças de 6 a 7 anos sem a presença de um professor de educação física na escola. 2018. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Durante toda a vida os seres vivos se movimentam. A necessidade de movimento é constante e um indivíduo só para de se movimentar após a morte. Sendo assim, a forma como aprendemos os movimentos e como executamos é de fundamental importância para sabermos ensinar e também para vida. Para podermos ensinar precisamos saber o ponto de onde partir, com isso esse trabalho teve o intuito de verificar o nível de desenvolvimento motor em escolares regulares de 6 a 7 anos em uma escola pública do Distrito Federal sem a presença de um professor de Educação Física. Ao total 12 crianças foram filmadas executando movimentos de locomoção (correr e saltar), manipulação (arremessar e agarrar) e estabilidade (equilibrar-se apoiado em um pé e caminhar em uma barra baixa) e então depois foram avaliadas em que fase se encontram, inicial, elementar ou maduro. O nível encontrado nos escolares foi abaixo do indicado de acordo com a faixa etária esperada (Gallahue & Donelly, 2008). Poucas crianças apresentaram movimentos no nível maduro de execução e a grande maioria estão no nível elementar. Deste modo percebeu-se a necessidade de uma orientação mais adequada para a aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras partindo da infância, desenvolvidas e trabalhadas durante toda a vida e aperfeiçoadas para que cheguem ao nível maduro e até especializado. Sendo assim, é importante elucidar a necessidade de um professor de Educação Física já nos anos iniciais nas escolas, afinal uma boa base e repertório de movimentos na infância possibilita uma maior facilidade na apropriação de novos padrões e movimentos durantes as outras fases da vida.
Abstract: All throughout life, living beings move. The need for movement is constant and an individual only stops moving after death. Being thus, the way we learn the movements and how we execute them is of fundamental importance for knowing how to teach and for life. To be able to teach we need to know the point from which we need to start, and this work intends to verify the level of motor development found in regular schoolchildren aged 6 to 7 years in a public school in Distrito Federal without the presence of a Physical Education teacher. A total of 12 children were filmed performing locomotion movements (running and jumping), handling (fling and grappling) and stability (balancing on one foot and walking on a low bar) after that, they were evaluated in which phase they were in, these are: initial, elemental or mature. The level found in the schoolchildren was below indicated according to the expected age range. Few children presented movements at the mature level of execution and the great majority were at the elementary level. It can be concluded that there is a need for a more adequate orientation for the acquisition and motor skill development from childhood, developed and worked throughout their lifetime and perfected to reach mature and even specialized level. Therefore there is the need for a Physical Education teacher in the years in schools, thus a good base and repertoire of movements in childhood facilitates the appropriation of new patterns and movements during the other stages of life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
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