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Título: A interdisciplinaridade no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Daniela Sousa da
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Pedagogia
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 13-Fev-2019
Referência: SILVA, Daniela Sousa da. A interdisciplinaridade no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nas últimas décadas tem se intensificado os estudos sobre a interdisciplinaridade. Tal movimento teve início devido à insatisfação com o saber fragmentado existente na maioria das instituições educativas. Contudo, várias pesquisas mostram que movidos pelo modismo educacional numerosas organizações escolares tentaram implementar a interdisciplinaridade sem conhecer seu real sentido. Considerando que a formação inicial é um espaço constitutivo de identidades, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender como a interdisciplinaridade se apresenta no curso de pedagogia da Universidade de Brasília. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, sendo realizada uma análise documental do Projeto Acadêmico de 2002, e como técnica principal para a coleta de dados, foi aplicado um questionário aos estudantes do 7° ao 14° semestre do curso de Pedagogia em novembro de 2018, onde obtivemos 16 respostas. Para fundamentar teoricamente o trabalho, buscou-se inicialmente realizar uma explicação sobre a história e o sentido da interdisciplinaridade, respaldada por alguns teórico, dentre eles: Fazenda (1994), Berti (2007), Japiassu (1976), Lima e Azevedo (2013), Josgrilbert (2002), Thinesem (2008), Lenoir (1998) e outros. Também realizou-se uma contextualização histórica dos principais marcos da institucionalização do curso de Pedagogia no Brasil. Para tanto apoiou-se em Saviani (2008), Silva (1999), Fiorin e Ferreira (2013), Brzezinski (2013), Sokolowski (2013) e Michalovicz (2017). Os dados da pesquisa revelam que o estudante conhece o sentido da interdisciplinaridade, entretanto ter vivido uma experiência interdisciplinar durante a sua formação foi algo subjetivo, ou seja, alguns revelam ter tido vastas vivencias interdisciplinares no âmbito de disciplinas em específico e até mesmo em eventos fora da sala de aula, já outros afirmam não ter experimentado e denunciam que o curso ainda está preso a uma perspectiva tradicional. A leitura do Projeto Acadêmico demonstra que ele representa uma inovação para a sua época, percebe-se que há uma aproximação interdisciplinar na forma como é feita a organização curricular, apesar de não ficar evidente no documento uma fundamentação teórica da interdisciplinaridade.
Abstract: In recent decades, studies on interdisciplinarity have intensified. Such a movement began because of dissatisfaction with the fragmented knowledge that exists in most educational institutions. However, several surveys show that, driven by educational fad, numerous school organizations have attempted to implement interdisciplinarity without knowing its real meaning. Considering that the initial formation is a space constituting identities, the present work has as general objective to understand how the interdisciplinarity presents itself in the course of pedagogy of the University of Brasilia. The methodological approach used was qualitative, and a documentary analysis of the Academic Project of 2002 was performed, and as a main technique for the data collection, a questionnaire was applied to students from the 7th to the 14th semester of the Pedagogy course in November, 2018, where we obtained 16 answers. In order to base the work theoretically, we initially sought to explain the history and the meaning of interdisciplinarity, supported by some theorists, among them: Fazenda (1994), Berti (2007), Japiassu (1976), Lima and Azevedo (2013), Josgrilbert (2002), Thinesem (2008), Lenoir (1998) and others. Also a historical context of the main landmarks of the institutionalization of the course of Pedagogy in Brazil was realized. For that, he relied on Saviani (2008), Silva (1999), Fiorin and Ferreira (2013), Brzezinski (2013), Sokolowski (2013) and Michalovicz (2017). The research data reveal that the student knows the meaning of interdisciplinarity, but to have lived an interdisciplinary experience during its formation was something subjective, that is, some reveal to have had vast interdisciplinary experiences in the scope of specific disciplines and even in events outside of the classroom, others claim not to have experimented and denounce that the course is still stuck to a traditional perspective. Reading the Academic Project demonstrates that it represents an innovation for its time, it is perceived that there is an interdisciplinary approach in the way the curricular organization is made, although a theoretical foundation of interdisciplinarity is not evident in the document.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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