Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Olgamir Francisco de | - |
dc.contributor.author | Araujo, Morgana Nepomuceno | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Morgana Nepomuceno. Orientação vocacional nos anos iniciais do ensino fundamental: praticando os valores do trabalho. 2017. 43 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho mostra como pode ser abordado a orientação vocacional para a construção dos valores do trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental numa instituição pública. Na maioria das vezes, a orientação vocacional para a escolha da carreira, é destinada apenas aos educandos que cursam o ensino médio e, muitas vezes é considerado falho pelos próprios alunos. Os educandos seja nos anos iniciais ou finais do ensino fundamental, ou ainda, no ensino médio, estão em processo de formação do ser crítico, construindo e concretizando opiniões sobre as várias faculdades da vida e devem aproveitar esse entendimento e os valores adquiridos durante esse desenvolvimento como contribuições para que possam agir de forma coerente nos espaços de trabalho que desejarão participar no futuro. Dessa forma, realizamos um projeto pedagógico com foco nos valores do trabalho, numa turma do segundo ano do ensino fundamental, utilizando dinâmicas, atividades e simulação de situações que demostram a utilização dos valores abordados. Os resultados demonstraram que os valores do trabalho são elementos que fazem parte do processo do ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.title | Orientação vocacional nos anos iniciais do ensino fundamental : praticando os valores do trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T10:29:09Z | - |
dc.date.available | 2019-02-11T10:29:09Z | - |
dc.date.submitted | 2017-08-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21355 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper shows how educational / vocational guidance can be approached for career building in the last years of elementary education in a public library. Most of the time, the vocational orientation for a career choice is only for students who are in high school and is often considered to be a student's shop. The students are the initial or final grades of elementary school, are in high school, are in the process of forming the critical being, constructing and realizing opinions about the various faculties of life and using this understanding, that is, the values acquired during this development Contribute So that they act in a coherent way in the work spaces that they will want to participate in the future. Thus, we carried out a pedagogical project focusing on work values, in the second year of elementary school, using dynamics, activities and experiences with the practice simulating situations and demonstrating a use of the values addressed. The results show that work values are elements that are part of the teaching and learning process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|