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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorOliveira, Betânia Barbosa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Betânia Barbosa. Família, escola, professora e estudantes: a constituição do espaço relacional em uma turma inclusiva na educação infantil. 2017. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de estudar como se constitui a relação professora - alunos em uma turma inclusiva da educação infantil. Para a compreensão deste espaço relacional são consideradas quatro perspectivas: a família, a escola, os estudantes e a professora. É discutido ainda como a constituição do espaço relacional - Família, escola, professora e estudantes- implica na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A análise dessas relações é feita a luz dos pressupostos teóricos de González Rey e Vygotsky, buscando também amparo em autores que discutem o estilo de educador e o trabalho com as famílias, e no desenvolvimento histórico do tema e em legislações vigentes. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da educação infantil no Distrito Federal- DF, em uma turma do primeiro período com alunos de quatro e cinco anos. Na turma havia quinze crianças, entre elas uma criança com paralisia cerebral e um aluno sem diagnóstico. A pesquisa qualitativa foi o caminho metodológico trilhado e como instrumentos de investigação foram realizados: a observação participante, a entrevista semi- estruturada, o questionário e uma atividade com desenhos. A prática pedagógica da professora acontece em harmonia com os conceitos com os quais compreende as crianças, o trabalho pedagógico e a educação infantil, o que fortalece a confiança cultivada entre ela e os pais. No entanto, ela refere dificuldades em fazer adaptação para a criança com paralisia cerebral, o que impossibilita que além de estar socialmente incluída, a criança, tenha as mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que seus colegas. Assim, o processo de inclusão é complexo e não é responsabilidade apenas da professora ou da escola. A inclusão no contexto escolar, sobretudo na educação infantil e de responsabilidade conjunta das famílias, da escola, da professora, por isso, o fortalecimento desse espaço relacional é tão importante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleFamília, escola, professora e estudantes : a constituição do espaço relacional em uma turma inclusiva na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-08T13:07:23Z-
dc.date.available2019-02-08T13:07:23Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21348-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work proposes realize how is created the teacher- student relationship in a kindergarten included class. For understanding this relational place are considered four perspectives: family, school, student’s space and professor. Is discussed like relational space constitution yet- family, school, professor and students- involve learning and children evolution. The analyses these relations is done based in theoretical presupposition of González Rey and Vygotsky, searching support too in authors that argue the educator style and the work with the families, and in historical development of the topic and in some laws on vigor. The research was held in public kindergarten on Distrito Federal-DF, with children of four and five years old from the first school term. There were fifteen children in the class, between them a kid with cerebral palsy and a student without diagnosis. The qualitative research was the methodological path and as research instruments were held: the participant observation, the semi-structure interview, the quiz and drawing exercises. The pedagogical practice of the teacher happen in harmony with concepts that understands the children, the pedagogical work and early childhood education, that strengthen the trust cultivated between it and the parents. However, she indicates troubles in make some adaptations for the infant with cerebral palsy, that preclude that beyond be socially included, the infant, have the same opportunity of learning and growth than their classmates. Thus, the included process is complex and isn’t only responsibility of teacher or of the school. The inclusion in school setting, especially in early childhood education is joint responsibility of the families, school, teacher, that’s why, the strengthen this relational place is so important.pt_BR
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