Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Santos, Aluízio Augusto Carvalho | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aluízio Augusto Carvalho. Companhia Carroça de Mamulengos: tempos e territórios de aprendizagens. 2016. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao "percorrer" a trilha (interpretação) dos tempos e territórios, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), parti de questões básicas, como: que aprendizagens significativas permanecem de uma escola fundamental (anos iniciais) em nossa sociedade contemporânea? Que aprendizagens do tempo e território (espaço) criamos, quando, desde muito cedo, somos "educados”, culturalmente, com um tempo externo e "sempre o mesmo", disposto a fazer-nos “correr” mecanicamente atrás dos ponteiros dos relógios e, senão bastasse, quiséssemos “matá-lo”, por não aguentarmos sua transcorrência monótona? (Re)visitei memórias para narrar e compartilhar histórias da Companhia Carroça de Mamulengos, que nos apontam caminhos possíveis de uma estética, que comporta os pensamentos criativos e artísticos, onde ocorrem as grandes ideias que transformam todo um pensamento, que possibilitam aproximações das artes e das culturas com a educação. Assim, ao narrar parte dessa experiência nas artes e culturas, estabelecemos diálogos, ora em consenso, ora em conflito, como a própria história, inacabada por natureza e, portanto, aberta para novas trilhas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular | pt_BR |
dc.title | Companhia Carroça de Mamulengos : tempos e territórios de aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T12:51:11Z | - |
dc.date.available | 2019-02-08T12:51:11Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21347 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this Course Conclusion Work (CBT), I went from basic questions such as: what meaningful learning remains of a fundamental school (initial years) in our contemporary society? What learning of time and territory (space) we create, when, from an early age, we are "educated", culturally, with an external time and "always the same", willing to make us "run" mechanically behind the hands of clocks and, if not enough, we wanted to "kill" him, because we could not endure his monotonous transcurrence? (Re) I visited memories to narrate and share stories of the Company of Mamulengos Wagon, that point us possible paths of an aesthetic, that includes the creative and artistic thoughts , where the great ideas that transform an entire thought occur, which allow the approximation of the arts and cultures with education. Thus, in narrating part of this experience in the arts and cultures, we establish dialogues, sometimes in consensus, sometimes in conflict, such as the own history, unfinished by nature and therefore open to new paths | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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