Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GuilhermeDeSouzaCayresRamos_tcc.pdf16,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto conceitual e análise estrutural de um veículo modular
Autor(es): Ramos, Guilherme de Souza Cayres
Orientador(es): Miranda, Mateus Rodrigues
Coorientador(es): Moura, Henrique Gomes de
Assunto: Automóveis - projetos e construção
Método dos elementos finitos
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 8-Fev-2019
Referência: RAMOS, Guilherme de Souza Cayres. Projeto conceitual e análise estrutural de um veículo modular. 2018. 134 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda o projeto, em nível conceitual e estrutural, de um veículo compacto para dois ocupantes. Para a escolha do modelo conceito são analisadas as necessidades de mercado com relação à mobilidade, à inovação, à redução de custo, ao aumento de sofisticação com uso de sistemas elétricos e eletrônicos e à praticidade do condutor. Diferente dos conceitos, exclusivamente do universo do Design, como One Car e City Transmitter, o projeto Join, aqui desenvolvido, é um carro conceito aplicado à engenharia, por qual para cada módulo o carro se enquadra em uma categoria de micro carro à pick-up pequena. Detalhando o modelo Join, determinam-se as etapas de modelo em CAD, análise ergonômica, análise estrutural em elementos finitos utilizando como ferramenta os softwares de desenho industrial, o CATIA V5R21, de análise computacional, o ANSYS 18.1 e de renderezição o KEYSHOT. Para validação do modelo utilizam-se as normas internacionais da SAE e, por fim, comparam-se os resultados das simulações computacionais com experimentos reais da indústria. Apresenta-se a contextualização do veículo em diversos segmentos e a análise de viabilidade técnica para garantir a competitividade na categoria.
Abstract: The present work of conclusion of course approaches the project, in conceptual and structural level, of a compact vehicle for two occupants. In order to choose the concept model, the market needs are analyzed with respect to mobility, innovation, cost reduction, increasing sophistication with the use of electrical and electronic systems and the practicality of the driver. Unlike the concepts, exclusively from the Design universe, such as One Car and City Transmitter, the Join project, developed here, is a concept car applied to engineering, whereby for each module the car fits into a micro category car to small pick-up. In detail the Join model, it is determined the steps of CAD model, ergonomic analysis, finite element structural analysis using the industrial design software, CATIA V5R21, computational analysis, ANSYS 18.1 and KEYSHOT. In order to validate the model, SAE’s international standards are used and, finally, the results of the computational simulations are compared with actual industry experiments. It presents the contextualisation of the vehicle in several segments and the analysis of technical feasibility to guarantee the competitiveness in the category.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons