Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Miranda, Mateus Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Ramos, Guilherme de Souza Cayres | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Guilherme de Souza Cayres. Projeto conceitual e análise estrutural de um veículo modular. 2018. 134 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso aborda o projeto, em nível conceitual e estrutural,
de um veículo compacto para dois ocupantes. Para a escolha do modelo conceito
são analisadas as necessidades de mercado com relação à mobilidade, à inovação, à redução
de custo, ao aumento de sofisticação com uso de sistemas elétricos e eletrônicos e à
praticidade do condutor. Diferente dos conceitos, exclusivamente do universo do Design,
como One Car e City Transmitter, o projeto Join, aqui desenvolvido, é um carro conceito
aplicado à engenharia, por qual para cada módulo o carro se enquadra em uma categoria
de micro carro à pick-up pequena. Detalhando o modelo Join, determinam-se as etapas de
modelo em CAD, análise ergonômica, análise estrutural em elementos finitos utilizando
como ferramenta os softwares de desenho industrial, o CATIA V5R21, de análise computacional,
o ANSYS 18.1 e de renderezição o KEYSHOT. Para validação do modelo
utilizam-se as normas internacionais da SAE e, por fim, comparam-se os resultados das
simulações computacionais com experimentos reais da indústria. Apresenta-se a contextualização
do veículo em diversos segmentos e a análise de viabilidade técnica para garantir
a competitividade na categoria. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.title | Projeto conceitual e análise estrutural de um veículo modular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T10:49:39Z | - |
dc.date.available | 2019-02-08T10:49:39Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21342 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Moura, Henrique Gomes de | - |
dc.description.abstract1 | The present work of conclusion of course approaches the project, in conceptual and structural
level, of a compact vehicle for two occupants. In order to choose the concept model,
the market needs are analyzed with respect to mobility, innovation, cost reduction, increasing
sophistication with the use of electrical and electronic systems and the practicality of
the driver. Unlike the concepts, exclusively from the Design universe, such as One Car
and City Transmitter, the Join project, developed here, is a concept car applied to engineering,
whereby for each module the car fits into a micro category car to small pick-up.
In detail the Join model, it is determined the steps of CAD model, ergonomic analysis,
finite element structural analysis using the industrial design software, CATIA V5R21,
computational analysis, ANSYS 18.1 and KEYSHOT. In order to validate the model,
SAE’s international standards are used and, finally, the results of the computational simulations
are compared with actual industry experiments. It presents the contextualisation
of the vehicle in several segments and the analysis of technical feasibility to guarantee the
competitiveness in the category. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|