Título: | Projeto e implementação de um absorvedor dinâmico de vibrações para assento de ônibus rodoviário |
Autor(es): | Catozo, Bruno Cintra |
Orientador(es): | Nunes, Maria Alzira de Araújo |
Assunto: | Materiais - fadiga Bancada didática experimental |
Data de apresentação: | 29-Nov-2018 |
Data de publicação: | 7-Fev-2019 |
Referência: | CATOZO, Bruno Cintra. Projeto e implementação de um absorvedor dinâmico de vibrações para assento de ônibus rodoviário. 2018. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Diante do aumento da população ao longo dos anos aliado à necessidade de locomoção
nos grandes centros urbanos, a busca por meios de transporte coletivo cresceu. Sendo
assim, surgiu uma preocupação quanto às condições de trabalho em que os motoristas
de ônibus estão submetidos durante a jornada de trabalho. Há inúmeros fatores adversos
à saúde destes profissionais, onde um deles é o alto índice de exposição à vibrações
mecânicas provenientes do sistema de transmissão, interação pneu/pista, ondulações no
piso, cuja as quais são transmitidas diretamente para o condutor. Por ser um dos mais
relevantes fatores que oferece riscos a integridade do ser humano, há um constante estudo
para desvendar as principais patologias associadas à exposição de vibração em frequências
específicas. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo o projeto e a implementação
de um absorvedor dinâmico de vibrações o qual será fixado em um banco de
ônibus rodoviário, e por fim, será ensaiado em uma bancada experimental de vibrações. O
dispositivo será responsável por atenuar a amplitude das oscilações em frequências específicas
que são transmitidas até o condutor, promovendo o conforto e prevenindo o ocupante
de doenças relacionadas com a exposição às oscilações. Seu princípio de funcionamento
está baseado na utilização de blocos de massa e mola helicoidal de compressão. O projeto
do ADV se mostrou viável e obteve resultados satisfatórios, uma vez que, atenuou de
forma significativa a aceleração 𝑟𝑚𝑠 na frequência sintonizada. Ressalta-se também que
a construção ocorreu de forma simples e se mostrou economicamente viável. |
Abstract: | The population increase allied with the need for locomotion in big urban centers has
increased the search for means of collective transportation. Thus, a concern related to
the working conditions in which bus drivers are subjected during the working day has
arisen. There are several factors adverse to the health of these professionals such as the
high index of exposure to mechanical vibrations from the transmission system, tire or
lane interactions, highway undulations, which are transmitted directly to the driver. For
being one of the most relevant factors that expose risks to the human being integrity,
there is a constant study to uncover the main pathologies associated with the exposure
of vibration in specific frequencies. In this context, the present work aims to design and
implement a dynamic vibration absorber (DVA) which will be implemented in a road bus
bench and tested in an experimental vibration bench. The absorber will be responsible
for attenuating vibrations at specific frequencies that are transmitted to the driver, promoting
comfort and welfare, as well as preventing the drivers from diseases related to
exposure to oscillations. Its operating principle is based on the use of mass blocks and
helical compression spring. The ADV project proved to be practicable and yielded satisfactory
results since the device has significantly attenuated the root mean square (RMS)
acceleration in the tuned frequency. It is also noted that its construction was simple and
economically feasible. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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