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dc.contributor.advisorNunes, Maria Alzira de Araújo-
dc.contributor.authorCatozo, Bruno Cintra-
dc.identifier.citationCATOZO, Bruno Cintra. Projeto e implementação de um absorvedor dinâmico de vibrações para assento de ônibus rodoviário. 2018. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDiante do aumento da população ao longo dos anos aliado à necessidade de locomoção nos grandes centros urbanos, a busca por meios de transporte coletivo cresceu. Sendo assim, surgiu uma preocupação quanto às condições de trabalho em que os motoristas de ônibus estão submetidos durante a jornada de trabalho. Há inúmeros fatores adversos à saúde destes profissionais, onde um deles é o alto índice de exposição à vibrações mecânicas provenientes do sistema de transmissão, interação pneu/pista, ondulações no piso, cuja as quais são transmitidas diretamente para o condutor. Por ser um dos mais relevantes fatores que oferece riscos a integridade do ser humano, há um constante estudo para desvendar as principais patologias associadas à exposição de vibração em frequências específicas. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo o projeto e a implementação de um absorvedor dinâmico de vibrações o qual será fixado em um banco de ônibus rodoviário, e por fim, será ensaiado em uma bancada experimental de vibrações. O dispositivo será responsável por atenuar a amplitude das oscilações em frequências específicas que são transmitidas até o condutor, promovendo o conforto e prevenindo o ocupante de doenças relacionadas com a exposição às oscilações. Seu princípio de funcionamento está baseado na utilização de blocos de massa e mola helicoidal de compressão. O projeto do ADV se mostrou viável e obteve resultados satisfatórios, uma vez que, atenuou de forma significativa a aceleração 𝑟𝑚𝑠 na frequência sintonizada. Ressalta-se também que a construção ocorreu de forma simples e se mostrou economicamente viável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMateriais - fadigapt_BR
dc.subject.keywordBancada didática experimentalpt_BR
dc.titleProjeto e implementação de um absorvedor dinâmico de vibrações para assento de ônibus rodoviáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T13:20:16Z-
dc.date.available2019-02-07T13:20:16Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21339-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The population increase allied with the need for locomotion in big urban centers has increased the search for means of collective transportation. Thus, a concern related to the working conditions in which bus drivers are subjected during the working day has arisen. There are several factors adverse to the health of these professionals such as the high index of exposure to mechanical vibrations from the transmission system, tire or lane interactions, highway undulations, which are transmitted directly to the driver. For being one of the most relevant factors that expose risks to the human being integrity, there is a constant study to uncover the main pathologies associated with the exposure of vibration in specific frequencies. In this context, the present work aims to design and implement a dynamic vibration absorber (DVA) which will be implemented in a road bus bench and tested in an experimental vibration bench. The absorber will be responsible for attenuating vibrations at specific frequencies that are transmitted to the driver, promoting comfort and welfare, as well as preventing the drivers from diseases related to exposure to oscillations. Its operating principle is based on the use of mass blocks and helical compression spring. The ADV project proved to be practicable and yielded satisfactory results since the device has significantly attenuated the root mean square (RMS) acceleration in the tuned frequency. It is also noted that its construction was simple and economically feasible.pt_BR
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