Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasSoaresGuimaraes_tcc.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de estabilidade e qualidade de voo de uma aeronave anfíbia monomotor
Autor(es): Guimarães, Lucas Soares
Orientador(es): Carneiro, Sérgio Henrique da Silva
Assunto: Aeronaves
Aerodinâmica
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 7-Fev-2019
Referência: GUIMARÃES, Lucas Soares. Análise de estabilidade e qualidade de voo de uma aeronave anfíbia monomotor. 2018. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso, foi realizada uma análise das estabilidades estática e dinâmica e classificação quanto a qualidade de voo do Tuiuiú, uma aeronave experimental anfíbia, de asa baixa, monomotor, para quatro lugares que vem sendo projetada e construída em Anápolis- GO. É esperado que ela entre em operação no ano de 2019. Aviões experimentais são geralmente projetados e modificados sem os devidos cálculos e análises no âmbito da estabilidade, e portanto este trabalho se propõe a averiguar a segurança e qualidade de voo desta aeronave em velocidade e altitude de cruzeiro. O presente trabalho apresenta uma metodologia de construção de modelos CAD, através de medições diretas e obtenção das vistas laterais e seções transversais. Com o auxílio do software SolidWorks, foi estimada a massa e centro de gravidade dos componentes. Foi obtida uma matriz de momento de inércia, que foi inserida no software XFLR5, para cálculo e análise da estabilidade estática e das dinâmicas longitudinais e laterais. Fontes de incertezas do modelo, foram analisadas. Concluiu-se com o estudo, que o Tuiuiú apresenta uma pequena tendência as superestabilidades longitudinal e de rolagem, que poderia ser diminuída com a redução do diedro da asa de 7º para 3º, sem prejuízo à segurança ou qualidade de voo. Porém, somente o modelo CAD não foi suficiente para uma estimativa precisa do centro de gravidade e o estudo deveria ser complementado com uma pesagem da aeronave e uma atualização das massas.
Abstract: This work’s objective is to analyze the static and dynamic stability of an experimental amphibious aircraft, with low-wing, single engine and four seats which has been constructed in Anápolis – GO. A flight quality classification was also executed. It is expected that the airplane, named Tuiuiú, will begin its operations on the year of 2019. Experimental aircrafts are usually designed and modified without the necessary attention for stability. Therefore, this study has the objective of evaluating the security and quality of this airplane’s flight in cruise speed and altitude. This work presents a methodology for CAD modeling, through direct measurements and sections drawings. Using the software SolidWorks, mass and center of gravity of components were estimated. A moment of inertia matrix was obtained and inserted in the software XFLR5 for analysis of static and dynamic stability behavior, both for longitudinal and lateral. Sources of uncertainties were evaluated. It was concluded that Tuiuiú has a slight tendency to superstability on longitudinal and rolling motion. This could be minimized with a reduction of wing dihedral angle from 7º to 3º, with no major effects on the flying qualities and safety. Nevertheless, the CAD model alone was not enough for a precise estimative of center of gravity. This study should be complemented by the aircraft weighing and the update of the model.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons