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Título: Projeto de um aerofólio para aeronaves leves esportivas
Autor(es): Telles, Bruno
Orientador(es): Shynkarenko, Olexiy
Assunto: Aerodinâmica
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 6-Fev-2019
Referência: TELLES, Bruno. Projeto de um aerofólio para aeronaves leves esportivas. 2018. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho trata do projeto de um aerofólio para aeronaves esportivas leves. Foi possível identificar as características exigidas para aerofólios destinados à aviação geral, em especial para a aviação leve esportiva. Decidiu-se projetar um aerofólio de baixo coeficiente de momento, suavidade e espessura em torno de 16%. Depois de revisar alguns procedimentos de projeto para aerofólios com baixo coeficiente de momento, decidiu-se modificar um aerofólio existente: o NLF-0215. O resultado final das modificações foi denominado "passo 5". Para realizar uma comparação entre o aerofólio original e o passo 5, foi realizada uma simulação com a planta aeronáutica da aeronave CTLS. Foi possível notar que o coeficiente de momento negativo do NLF-0215 requer maior Telles idade do estabilizador horizontal e, eventualmente, desenvolve velocidades terminais inferiores devido a essa compensação. O aerofólio modificado resultou em uma aeronave com maior capacidade de trimagem, maior velocidade terminal e a característica de voar na velocidade de cruzeiro escolhida é próxima da razão máxima CL / CD (coeficiente de arrasto).
Abstract: This work covered the design of an airfoil for light sport aircraft. It was possible to identify the characteristics required for airfoils intended for general aviation, in particular for sport light aviation. It was decided to design an airfoil of low coefficient of momentum, smooth stall and thickness around 16%. After reviewing some design procedures for low moment coefficient airfoils, it was decided to modify an existing airfoil: the NLF-0215. The final result of the modifications was named "step 5". To perform a comparison between the original airfoil and step 5, a simulation was performed with the CTLS aircraft plant. It was possible to note that the NLF-0215's negative momentum coefficient requires greater authority of the horizontal stabilizator and eventually develops lower terminal velocities because of this compensation. The modified airfoil resulted in an aircraft with higher trimming capacity, higher terminal velocity and the characteristic of flying at the chosen cruising speed is close to the maximum CL / CD ratio (drag coefficient).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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