Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2133
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IvoneRosaFerreiradeSa.pdf364,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão : um olhar sobre o processo de ensino / aprendizagem da criança surda
Autor(es): Sá, Ivone Rosa Ferreira de
Orientador(es): Kelman, Celeste Azulay
Assunto: Surdos - aquisição da segunda língua
Aprendizagem - avaliação
Prática de ensino
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 5-Nov-2011
Referência: SÁ, Ivone Rosa Ferreira de. Inclusão: um olhar sobre o processo de ensino/aprendizagem da criança surda. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender como ocorre o processo ensino/aprendizagem da segunda língua das crianças surdas em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em Ipatinga na região do Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2010 em uma turma composta de seis alunos surdos, com faixa etária entre 5 e 10 anos, do 1º ano do Ensino Fundamental. As informantes desta pesquisa foram três professoras alfabetizadoras de alunos surdos, sendo que todas as informantes receberam um mesmo questionário para responderem de acordo com seu conhecimento acerca do processo de alfabetização e letramento de crianças surdas, métodos para que esse processo ocorra, crenças de aprendizagem. A maior parte do material coletado, foi utilizada, destacando-se trechos das entrevistas das professoras que foram explicitados no corpo do texto, salvaguardando suas identidades por meio de nomes fictícios. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, as professoras demonstraram que tem pouca experiência com alfabetização de crianças surdas, bem como pouco conhecimento teórico sobre alfabetização e letramento de uma maneira geral.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons