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2017_FilippeHenriquesLeal_tcc.pdf5,98 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorShynkarenko, Olexiy-
dc.contributor.authorLeal, Filippe Henriques-
dc.identifier.citationLEAL, Filippe Henriques. Estudo numérico de cargas aerodinâmicas em foguete. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho é um estudo numérico que analisa a aerodinâmica do atual veículo lançador leve brasileiro em desenvolvimento, o VLM-1. São calculados dados de trajetória de trabalhos anteriores, a fim de determinar o instante em que ocorre a máxima pressão dinâmica, importante para o cálculo das maiores cargas aerodinâmicas. A validação do estudo é realizada por meio de uma reprodução de um trabalho anterior usando o software do presente trabalho e o cálculo de uma geometria simples com resultados experimentais catalogados. Após diversas validações, o arrasto máximo para o veículo é estimado e os efeitos de um ângulo de ataque específico é mensurado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos espaciaispt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.titleEstudo numérico de cargas aerodinâmicas em foguetept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-06T12:57:18Z-
dc.date.available2019-02-06T12:57:18Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21329-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is a numerical study that analyses the aerodynamic of the Brazilian launch vehicle that is currently in development, the VLM-1. Trajectory data is calculated from previous works to determine the instant at which occurs the maximum dynamic pressure, important for the greater aerodynamic loads. This study’s validation is done by a reproduction of a previous work with the software used by the current work and a calculation of a simple geometry that already has experimental results published. After some validations, the maximum drag is estimated and the effects of a specific angle of attack is measured.pt_BR
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