Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Leal, Filippe Henriques | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Filippe Henriques. Estudo numérico de cargas aerodinâmicas em foguete. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho é um estudo numérico que analisa a aerodinâmica do atual veículo lançador
leve brasileiro em desenvolvimento, o VLM-1. São calculados dados de trajetória
de trabalhos anteriores, a fim de determinar o instante em que ocorre a máxima pressão
dinâmica, importante para o cálculo das maiores cargas aerodinâmicas. A validação do
estudo é realizada por meio de uma reprodução de um trabalho anterior usando o software
do presente trabalho e o cálculo de uma geometria simples com resultados experimentais
catalogados. Após diversas validações, o arrasto máximo para o veículo é estimado e os
efeitos de um ângulo de ataque específico é mensurado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico de cargas aerodinâmicas em foguete | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T12:57:18Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T12:57:18Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21329 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is a numerical study that analyses the aerodynamic of the Brazilian launch
vehicle that is currently in development, the VLM-1. Trajectory data is calculated from
previous works to determine the instant at which occurs the maximum dynamic pressure,
important for the greater aerodynamic loads. This study’s validation is done by a reproduction
of a previous work with the software used by the current work and a calculation
of a simple geometry that already has experimental results published. After some validations,
the maximum drag is estimated and the effects of a specific angle of attack is
measured. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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