Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21326
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroMatheusDosSantos_VitorAlvesDuarte_tcc.pdf7,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizado de marchas para um robô quadrúpede utilizando algoritmo genético multiobjetivo
Autor(es): Santos, Pedro Matheus Filadelfo dos
Duarte, Vitor Alves
Orientador(es): Romariz, Alexandre Ricardo Soares
Assunto: Robôs móveis
Simulação (Computadores)
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 6-Fev-2019
Referência: SANTOS, Pedro Matheus Filadelfo dos; DUARTE, Vitor Alves. Aprendizado de marchas para um robô quadrúpede utilizando algoritmo genético multiobjetivo. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho trata sobre o desenvolvimento de marchas factíveis para um robô quadrúpede utilizando algoritmo genético multiobjetivo. Desenvolveram-se três possíveis metodologias de otimização testadas em simulação computacional, utilizando Matlab e V-REP. A primeira consiste na busca de um conjunto de ângulos para as juntas do robô que formem uma marcha factível a ele. Isso se mostrou irrealizável, se tratando de uma otimização num espaço muito amplo de soluções. Sendo assim, a segunda abordagem envolve restringir esse espaço utilizando um conjunto de poses para as patas do robô, inspiradas em animais, com o intuito que o algoritmo encontre a melhor combinação dessas poses ao robô. A terceira é dada pela fixação de uma ordem de poses, a que se acredita ser a melhor para o quadrúpede, buscando otimizar alguns parâmetros relacionados à essas poses. Por fim, visando superar as diferenças do robô simulado com o real, faz-se a otimização, utilizando a terceira metodologia proposta, na plataforma real.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons